Assinar

Veículos Mais Admirados mostra força da mídia social

Buscar

Veículos Mais Admirados mostra força da mídia social

Buscar
Publicidade
Mídia

Veículos Mais Admirados mostra força da mídia social

Globo, Veja e CBN mantêm liderança no estudo e redes sociais se destacam na categoria internet


1 de dezembro de 2014 - 4h42

O índice recorde da Rede Globo, a consolidação das redes sociais e a dança das cadeiras entre os top 10 de rádio e TV por assinatura são os destaques da rodada relativa a 2014 da pesquisa Veículos Mais Admirados. Realizado pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para Meio & Mensagem, o estudo chega à 15a edição fiel ao seu objetivo de medir o quanto os profissionais do mercado de comunicação e marketing valorizam os veículos pelo prestígio de que suas marcas desfrutam.

Globo, Veja e CBN se mantêm no topo do ranking em seus respectivos meios desde o início da pesquisa, no ano 2000. Entre os jornais, O Estado de S. Paulo ficou em primeiro lugar em 12 das 15 edições (nas outras três o líder foi a Folha de S.Paulo) e, na TV por assinatura, GNT só perdeu a liderança para Globonews em 2009.

As maiores mudanças acontecem na internet. Redes sociais como Facebook, YouTube e Twitter se destacaram entre os mais admirados logo que foram incluídos. O mesmo acontece agora com Instagram, Click Jogos e Netflix, que já na estreia aparecem na lista dos dez mais.

Os resultados da pesquisa são medidos a partir da comparação do Índice de Prestígio de Marca (IPM) de cada veículo. Para se chegar ao IPM é feita uma pesquisa com assinantes do Meio & Mensagem e com um mailing especial formado por profissionais de agências e anunciantes. O levantamento é realizado pela Qualibest, via internet, e este ano obteve 1.055 questionários válidos.

Cada entrevistado respondeu sobre três dos seis meios de comunicação analisados, dando notas a cada um em sete diferentes atributos: conteúdo, credibilidade, atendimento comercial, eficácia, inovação, ética e engajamento. Este último foi incluído pela primeira vez em 2014, como forma de medir a capacidade do veículo de estabelecer uma forte conexão com seu público, e também para garantir que a pesquisa se mantenha atual, adaptando-se para acompanhar a evolução da mídia. Cabe destacar que, mesmo com a inclusão desse atributo na lista de itens avaliados, as principais posições se mantiveram, validando a consistência dos resultados.

wrapswraps

A íntegra desta matéria está publicada na edição 1638, de 1 de dezembro, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa

    Maioria dos consumidores rejeita publicidade no streaming, diz pesquisa

    Estudo realizado pela Hibou aponta, ainda, que 64% do público admite já ter deixado de assinar algum serviço de conteúdo

  • Regulamentação da IA no Brasil é aprovada pelo Senado

    Regulamentação da IA no Brasil é aprovada pelo Senado

    Texto segue para a Câmara e prevê normas para o desenvolvimento, disponibilização e aplicação da inteligência artificial no País