Mídia
YouTube estrutura grade de projetos para tentar atrair marcas em 2024
Composta por dez projetos de variados temas, estrutura do YouTube aposta cada vez mais na interação entre marcas, usuários e creators
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Meio & Mensagem
21 de setembro de 2023 - 13h15
O YouTube apresentou nesta quinta-feira, 21, seus pacotes comerciais para o próximo ano. Eles são compostos por dez projetos, que envolvem dança, diversidade, empreendedorismo, futebol, gastronomia e música.
Com os novos pacotes, a plataforma do Google aposta cada vez mais na interação entre marcas, usuários e criadores de conteúdo.
A área esportiva ganhou ainda mais espaço na plataforma no último ano. Depois das transmissões das Copas de 2022 e 2023 pela CazéTV no YouTube, a plataforma de vídeo faz a renovação do Paulistão, exibido desde 2022 pela plataforma e que passa a ser transmitido pela CazéTV, assim como o Brasileirão de 2023 que já é transmitido pelo streamer.
Além dos jogos, esse pacote contempla integrações de marca nas transmissões ao vivo, formatos exclusivos, mídia na CazéTV + Canal do Paulistão e entregas de conteúdo com o casting da CazéTV.
O Canal do Paulistão segue com conteúdo sob demanda e ao vivo como Paulistão Feminino, Copinha, Paulistão Série A2, além das transmissões em formato de webrádio do próprio Paulistão masculino.
Seguindo o caminho do Fundo Vozes Negras, o YouTube criou o YouTube Creators Match, projeto que pretende jogar ainda mais luz nos criadores do fundo por meio de conteúdos que evidenciem suas narrativas e pontos de vista sobre diversos assuntos.
Esse projeto planeja conectar esses creators com marcas que valorizem o trabalho deles. Nesse espaço, as marcas poderão compartilhar seus desafios e incorporá-los a cenários criativos, contando com a ajuda dos cretors do fundo.
A DiaTV, lançada em maio deste ano, com programação linear 24h por dia, com conteúdos ao vivo e de 11 canais simultâneos, continua dentro dos pacotes do YouTube em 2024.
Nesse pacote, as marcas se inserirem não só com mídia dentro dessa programação, mas também com conteúdos exclusivos co-criados com o casting da DiaTV e produção de assets usando os criadores.
Para o Mês do Orgulho de 2024, esse pacote, em parceria com a DiaTV, promoverá uma competição apresentada por Diva Depressão, no qual seis casais LGBTQIAPN+, amplamente conhecidos na mídia, competem entre si. O objetivo da atração é trazer representatividade para a comunidade e mostrar outros tipos de composição de casais e famílias.
Também em parceria com a DiaTV, haverá pílulas de conteúdo que narram as experiências de 15 criadores de conteúdo e 15 pessoas anônimas que vivenciaram seus processos de ‘coming out’.
Para este projeto, a plataforma oferece duas cotas de patrocínio exclusivas: o pacote Master e o Standard. As cotas incluem dinâmicas assinadas pela marca, assinatura comercial em programas, além de muitos outros formatos de patrocínio, como o YouTube Shorts.
No âmbito da gastronomia, a plataforma oferecerá aos anunciantes a oportunidade de estar em lineups específicos de gastronomia e em projetos de conteúdo. Um deles é um reality show com o Cheff Otto, produzido pela Endemol, onde a dinâmica será fazer um novo prato a cada episódio, sendo que a escolha de ingredientes será feita de forma aleatória.
Também terá o projeto Cozinha Selvagem com o creator Sau Sampaio. Ele conta com a premissa que qualquer lugar torna-se ideal para uma receita: praia deserta, linha de trem abandonada, caverna remota e inclusive pontos turísticos.
Além de ampliar a diversidade de modalidade esportivas na plataforma, o projeto Breaking pretende conectar marcas parceiras e talentos para atingir um público cada vez maior. O projeto conta com diferentes editorias de conteúdo para explorar as variadas vertentes da dança.
Ele já conta com a criação da música e do videoclipe do “Hino do Break” com o canal Kondzilla, além de uma competição de break com a participação de famosos, um documentário contando toda história desse estilo, e o Breaking News, uma pílula diária com notícias sobre o universo de breaking em videocast.
O Favela Gaming, fruto de uma parceria entre YouTube, Gerando Falcões e Final Level Co, passa para o seu segundo ano. Para o ano que vem, o projeto pretende ter novos horizontes e divisas, com uma proposta sólida de diferenciação para marcas dentro da vertical de game e um meio de integração direta entre as comunidades e as marcas.
O pacote será dividido em três frentes de atuação: educação, campeonatos e acesso à tecnologia e equipamentos. Ele pretende diversificar as oportunidades de comunicação da marca com os jovens das comunidades e integrar as marcas a esta rede de desenvolvimento e impacto social.
Para comemorar os 30 anos de carreira da Ivete Sangalo, o YouTube preparou um projeto especial para acompanhar sua turnê de comemoração, o Rainha 3.0. O YouTube irá transmitir ao vivo um dos 30 shows da turnê da cantora.
A plataforma ainda produzirá um documentário durante a turnê, que contará a trajetória profissional da cantora. Nessa homenagem, o YouTube irá reunir o amor dos brasileiros pela cantora, com o carisma da Ivete e as principais tendências de consumo, documentários de músicas e o consumo desse tipo de conteúdo no YouTube. O projeto contará com diferentes possibilidades de participação para marcas.
Olhando para o futuro da música, a plataforma do Google retoma o YouTube Music Nights, iniciativa que já reuniu grandes artistas e alcançou milhares de pessoas, em um novo formato, visando a nova geração de artistas musicais, nos palcos e além.
Em 2024, o projeto contará com pelo menos cinco sessões com até dois artistas cada, com produção e curadoria do YouTube, de diferentes gêneros musicais. A escolha dos artistas levará em consideração o público da GenZ.
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