YouTube estrutura grade de projetos para tentar atrair marcas em 2024
Composta por dez projetos de variados temas, estrutura do YouTube aposta cada vez mais na interação entre marcas, usuários e creators
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Meio & Mensagem
21 de setembro de 2023 - 13h15
O YouTube apresentou nesta quinta-feira, 21, seus pacotes comerciais para o próximo ano. Eles são compostos por dez projetos, que envolvem dança, diversidade, empreendedorismo, futebol, gastronomia e música.
Com os novos pacotes, a plataforma do Google aposta cada vez mais na interação entre marcas, usuários e criadores de conteúdo.
A área esportiva ganhou ainda mais espaço na plataforma no último ano. Depois das transmissões das Copas de 2022 e 2023 pela CazéTV no YouTube, a plataforma de vídeo faz a renovação do Paulistão, exibido desde 2022 pela plataforma e que passa a ser transmitido pela CazéTV, assim como o Brasileirão de 2023 que já é transmitido pelo streamer.
Além dos jogos, esse pacote contempla integrações de marca nas transmissões ao vivo, formatos exclusivos, mídia na CazéTV + Canal do Paulistão e entregas de conteúdo com o casting da CazéTV.
O Canal do Paulistão segue com conteúdo sob demanda e ao vivo como Paulistão Feminino, Copinha, Paulistão Série A2, além das transmissões em formato de webrádio do próprio Paulistão masculino.
Seguindo o caminho do Fundo Vozes Negras, o YouTube criou o YouTube Creators Match, projeto que pretende jogar ainda mais luz nos criadores do fundo por meio de conteúdos que evidenciem suas narrativas e pontos de vista sobre diversos assuntos.
Esse projeto planeja conectar esses creators com marcas que valorizem o trabalho deles. Nesse espaço, as marcas poderão compartilhar seus desafios e incorporá-los a cenários criativos, contando com a ajuda dos cretors do fundo.
A DiaTV, lançada em maio deste ano, com programação linear 24h por dia, com conteúdos ao vivo e de 11 canais simultâneos, continua dentro dos pacotes do YouTube em 2024.
Nesse pacote, as marcas se inserirem não só com mídia dentro dessa programação, mas também com conteúdos exclusivos co-criados com o casting da DiaTV e produção de assets usando os criadores.
Para o Mês do Orgulho de 2024, esse pacote, em parceria com a DiaTV, promoverá uma competição apresentada por Diva Depressão, no qual seis casais LGBTQIAPN+, amplamente conhecidos na mídia, competem entre si. O objetivo da atração é trazer representatividade para a comunidade e mostrar outros tipos de composição de casais e famílias.
Também em parceria com a DiaTV, haverá pílulas de conteúdo que narram as experiências de 15 criadores de conteúdo e 15 pessoas anônimas que vivenciaram seus processos de ‘coming out’.
Para este projeto, a plataforma oferece duas cotas de patrocínio exclusivas: o pacote Master e o Standard. As cotas incluem dinâmicas assinadas pela marca, assinatura comercial em programas, além de muitos outros formatos de patrocínio, como o YouTube Shorts.
No âmbito da gastronomia, a plataforma oferecerá aos anunciantes a oportunidade de estar em lineups específicos de gastronomia e em projetos de conteúdo. Um deles é um reality show com o Cheff Otto, produzido pela Endemol, onde a dinâmica será fazer um novo prato a cada episódio, sendo que a escolha de ingredientes será feita de forma aleatória.
Também terá o projeto Cozinha Selvagem com o creator Sau Sampaio. Ele conta com a premissa que qualquer lugar torna-se ideal para uma receita: praia deserta, linha de trem abandonada, caverna remota e inclusive pontos turísticos.
Além de ampliar a diversidade de modalidade esportivas na plataforma, o projeto Breaking pretende conectar marcas parceiras e talentos para atingir um público cada vez maior. O projeto conta com diferentes editorias de conteúdo para explorar as variadas vertentes da dança.
Ele já conta com a criação da música e do videoclipe do “Hino do Break” com o canal Kondzilla, além de uma competição de break com a participação de famosos, um documentário contando toda história desse estilo, e o Breaking News, uma pílula diária com notícias sobre o universo de breaking em videocast.
O Favela Gaming, fruto de uma parceria entre YouTube, Gerando Falcões e Final Level Co, passa para o seu segundo ano. Para o ano que vem, o projeto pretende ter novos horizontes e divisas, com uma proposta sólida de diferenciação para marcas dentro da vertical de game e um meio de integração direta entre as comunidades e as marcas.
O pacote será dividido em três frentes de atuação: educação, campeonatos e acesso à tecnologia e equipamentos. Ele pretende diversificar as oportunidades de comunicação da marca com os jovens das comunidades e integrar as marcas a esta rede de desenvolvimento e impacto social.
Para comemorar os 30 anos de carreira da Ivete Sangalo, o YouTube preparou um projeto especial para acompanhar sua turnê de comemoração, o Rainha 3.0. O YouTube irá transmitir ao vivo um dos 30 shows da turnê da cantora.
A plataforma ainda produzirá um documentário durante a turnê, que contará a trajetória profissional da cantora. Nessa homenagem, o YouTube irá reunir o amor dos brasileiros pela cantora, com o carisma da Ivete e as principais tendências de consumo, documentários de músicas e o consumo desse tipo de conteúdo no YouTube. O projeto contará com diferentes possibilidades de participação para marcas.
Olhando para o futuro da música, a plataforma do Google retoma o YouTube Music Nights, iniciativa que já reuniu grandes artistas e alcançou milhares de pessoas, em um novo formato, visando a nova geração de artistas musicais, nos palcos e além.
Em 2024, o projeto contará com pelo menos cinco sessões com até dois artistas cada, com produção e curadoria do YouTube, de diferentes gêneros musicais. A escolha dos artistas levará em consideração o público da GenZ.
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