Conexões ilimitadas em um mundo sustentável
Saiba como o 5G atua na solução dessa equação
Saiba como o 5G atua na solução dessa equação
2 de março de 2023 - 10h07
Quando foi sua última conversa sobre sustentabilidade? Essa semana lá em Barcelona temos falado muito sobre isso. Na verdade, ‘taí uma pauta que não sai da nossa agenda. Porque a demanda por redes móveis segue crescendo e, se não agirmos, o consumo de energia e as emissões de carbono aumentarão na mesma proporção. E isso nós não queremos, não é mesmo?
Ao mesmo tempo que a conectividade universal e acessível se confirma a cada dia como fundamental para o impulsionar o crescimento econômico ao redor do mundo e o desenvolvimento sustentável da sociedade, os aspectos de consumo, custos e fornecimento de energia são desafios globais que estão diretamente ligados à ambição da indústria de TIC de ser Net Zero.
Por aqui – e não é de hoje –, nossos times de inovação concentram grande foco nos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de um portfolio direcionado à eficiência energética. E o 5G se apresenta como parte da solução. Ele chega como o padrão móvel com maior eficiência energética de todos os tempos – algo de que nós da Ericsson nos orgulhamos muito de ter tido um papel ativo nesse desenvolvimento.
No entanto, nossos especialistas alertam: quebrar a curva de energia exigirá mais do que apenas tecnologia. Exigirá toda uma mudança de paradigma de como a indústria evolui e implementa redes a partir de agora.
No #MWC23, não só falamos sobre isso intensamente, como mostramos o que estamos fazendo na prática.
Apresentamos 10 novos modelos de rádios de banda tripla ultraleves, rádios Massive MIMO de banda ultralarga, soluções de transporte de alta capacidade e ofertas de software para aprimorar o desempenho das redes móveis operadas pelos nossos clientes, aumentar a cobertura do 5G e reduzir o impacto ambiental.
Compartilhamos iniciativas de sustentabilidade aplicadas em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, tal como a implementação de Virtual Drive Tests (VDTs). Trata-se de um recurso de software cognitivo que permite recuperar dados remotamente e verificar se os índices de eficiência operacional estão sendo atendidos em uma determinada área, sem a necessidade de contar com a presença física de grandes equipes e veículos no local. O VDT implementado trouxe eficiência e reduziu potenciais acidentes, custos operacionais e impactos ambientais negativos. Desde 2018, o recurso evitou 29 toneladas de emissões de carbono, o que representa cerca de 790 kg de emissões de carbono por mês.
E demonstramos novas oportunidades de negócios alinhadas a importantes desafios de sustentabilidade que o 5G abre no mercado TIC:
• um provedor de serviços que se dedique a oferecer sistemas de missão crítica para governos e indústrias poderia assumir o papel de gerenciar sistemas inteligentes de transporte e logística, tornando-se uma força motriz na descarbonização do transporte;
• Outro provedor, originalmente com um perfil semelhante ao primeiro, poderia expandir sua atuação com gêmeos digitais em plantas industriais, permitindo o controle remoto ciberfísico de robôs, máquinas e veículos, e contribuindo para a descarbonização dfa fábrica do seu cliente;
• Mais um provedor focado em experiências imersivas poderia expandir sua atuação no mercado de entretenimento, educação, comunicação e turismo, promovendo desmaterialização e inclusão digital.
Para nós, esse é um assunto latente e importante. Alinhada com a aspiração do setor, a Ericsson estabeleceu a ambição de atingir as emissões de carbono Net Zero em sua cadeia de valor até 2040 e, para isso, trabalha para reduzir pela metade as emissões em sua cadeia de suprimentos e portfólio até 2030. Além de reduzir os impactos de suas operações e da indústria de TIC, a tecnologia que a Ericsson oferece tem o potencial de reduzir em 15% as emissões globais de carbono em outros setores até o final dessa década e desempenhará um papel fundamental à medida que a tecnologia ajuda a redefinir os negócios.
E, para você? Conta pra gente. Como espera que o 5G e os avanços tecnológicos contribuam com os desafios globais de sustentabilidade?
Algumas das maneiras pelas quais o 5G já pode impactar na construção de um mundo mais sustentável incluem:
Eficiência energética: O 5G é projetado para ser mais eficiente em termos de energia do que o 4G, com consumo de energia mais baixo por bit transmitido. Isso pode reduzir a pegada de carbono das operadoras, ajudando a combater mudanças climáticas.
Redução do consumo de energia de dispositivos: o 5G também permite que dispositivos se conectem à rede de forma mais rápida e eficiente, o que pode significar tempo menor para transmissão de dados e, consequentemente, menor utilização de energia.
Suporte a tecnologias verdes: O 5G pode permitir a adoção de novas tecnologias verdes, como redes de eletricidade inteligentes, veículos autônomos e cidades inteligentes, que podem ajudar a reduzir o consumo de energia, o desperdício e as emissões de gases de efeito estufa.
Monitoramento ambiental: O 5G pode ser usado para coletar dados de sensores ambientais em tempo real, permitindo o monitoramento de poluição, qualidade do ar e da água e outros. Esses dados podem ser usados para tomadas de decisões sobre políticas públicas e práticas de sustentabilidade mais assertivas.
Redução da necessidade de viagens: O 5G também permite maior qualidade de conexão no trabalho remoto, na realização de reuniões virtuais, no acesso a serviços de saúde e na educação a distância, sem que haja a necessidade de deslocamentos. Consequentemente, possibilita a diminuição das emissões de carbono relacionadas a viagens.
Compartilhe
Veja também