Indo além do 5G, parte 2: Open Gateway
21 grandes operadoras de telecomunicações do mundo e a GSMA criam maior movimento de padronização desde 1987...
21 grandes operadoras de telecomunicações do mundo e a GSMA criam maior movimento de padronização desde 1987...
28 de fevereiro de 2023 - 10h11
Nem bem o 5G começa a ser lançado no mundo, as operadoras de telecomunicações junto com a Associação GSM, GSMA, dão uma passo dos mais relevantes em direção a uma nova padronização, chamado de Open Gateway, já tendo engajadas e comprometidas 21 das maiores operadoras de telecomunicações de todo mundo. Essa iniciativa tem foco então na padronização das redes de telefonia móvel a nível de gerenciamento e orquestração de redes, no nível ainda de conectividade das redes, assim como a nível de aplicações. No limite, tudo funcionando perfeitamente, um desenvolvedor no Brasil, entrando pela rede de uma das operadoras, poderia ter sua aplicação trabalhando sobre todas as redes de operadoras em todo mundo. Imaginem o potencial de inovação que se cria essa realidade se tornando algo possível no médio prazo!
Naturalmente, tudo isso é motivado por dois grandes fatores. O primeiro, antevendo dificuldades na padronização da próxima geração de redes, o 6G, criado pela guerra fria que se desenha entre EUA e China. Essa padronização tanto no nível de conectividade de redes, quanto no nível de aplicações, mitiga ou elimina impactos reais dessa briga pelas gerações 5/6G e também Inteligência Artificial para automação das redes. O segundo pelo apelo que já vem sendo feito pelas operadoras, que consideram a concorrência das “big techs”, principalmente, AWS, Microsoft e Google, desleal, desejando, com a iniciativa, capturar parte da receita dessa economia digital quando criarem uma grande nuvem com capacidade computacional maior que esses gigantes!
E nós da Mavenir temos um grande sentimento de felicidade por saber que desde nosso início, nosso grande propósito como empresa de criar e trabalhar com padrões abertos e interoperáveis, como o OpenRAN, totalmente baseado em software e pensando em uma única grande nuvem, esteve na direção correta, colocando nossa empresa na vanguarda desse novo momento da tecnologia do segmento de telecomunicações.
Compartilhe
Veja também