Assinar
De 3 a 6 de março de 2025 I Barcelona – ESP
Opinião

Tokenização dos bancos

Como extrair valor dos ativos digitais?


1 de março de 2023 - 12h31

Endemol Shine Brasil lança reality para as redes sociais

(Crédito: Roman Samborskyi/Shutterstock)

Hoje, existe um trabalho silencioso em andamento nos principais bancos em todo o mundo. O foco está na criação de uma nova agenda para movimentação de dados – para monetizá-los e gerar valor.

Para os sistemas de controle do mundo financeiro, o objtetivo dos principais Bancos Centrais (BCs) sempre foi controlar a economia, dedicando tempo para indicadores importantes como PIB (Produto Interno Bruto), investimentos, inflação, câmbio, emprego e os impactos destas variáveis na produtividade. Neste mesmo caminho, instituições de controle sempre caminharam juntos aos BCs, observando o comportamento do mercado de capitais e potenciais riscos para fraudes. No entanto, esta agenda anda cedendo lugar para um debate sobre moedas digitais e tokenização.

Agora, o foco está no dado e na sua disponibilidade em mãos pelos correntistas. Para isto, é imprescindível pensar no desenho da jornada do cliente, na oferta de produtos financeiros com precificação dinâmica, destacando o perfil dos clientes, informações sobre georreferenciamento e compras na sua carteira digital estão no foco.

Logo, a grande transformação digital em curso está relacionada ao uso intensivo de sistemas baseados em nuvem, modelos de inovação aberta e moeda digital. Além dos preceitos tecnológicos puros, uma nova mentalidade ágil dos bancos propõe, na agenda de prioridades, modelos baseados em conveniência, baixo custo, segurança e um novo perfil de equipes internas.

Pensar em soluções PIX seria algo inimaginável alguns poucos anos atrás. Hoje, é possível fazer uma movimentação financeira, com custo zero e em tempo real de qualquer canto do país. As cenas dos próximos capítulos envolvem a programação de pagamentos não somente para pessoas físicas, mas para fornecedores e outros contratos envolvendo a sua titularidade.
Mais a diante, o desenvolvimento de redes baseadas em tecnologia blockchain poderá revolucionar ainda mais o sistema financeiro com total segurança. No lugar de um gerente de contas, você poderá ter um gerente de dados, com todas as suas informações rastreadas em rede digital global.

Outro avanço importante será no relacionamento com as próprias instituições financeiras. Novas tecnologias remetem a outros tipos de relacionamentos. Ser fiel a um único banco poderá ser uma agenda do passado, pois a oferta de produtos financeiros será cruzada em plataforma tecnológica, ganhando aquela instituição que ofertar o melhor produto, menor tempo e taxas. Tudo isto graças ao advento das novas tecnologias, à busca por conectividade e à abertura de fronteiras pelos principais agentes regulatórios globais.

Viva a tecnologia e agradeçam aos clientes!

Publicidade

Compartilhe

Veja também