Inovação x adversidades
Macroeconômicas marcam discurso no 1º dia da NRF
Macroeconômicas marcam discurso no 1º dia da NRF
17 de janeiro de 2023 - 10h57
O cenário macroeconômico antagônico que se avizinha em 2023 é a maior prova de fogo para varejistas de todo o mundo. De um lado, a cadeia sofre com os custos elevados de insumos, combustível e outros fatores, do outro, os consumidores passam por mudanças de comportamento e fecham cada vez mais os bolsos com a alta dos preços de produtos e serviços. Como liderar estratégias de negócios vencedoras na travessia de um caminho permeado de incertezas?
Essa é a pergunta de milhões dos diversos painéis que tive a oportunidade de assistir nesse primeiro dia de NRF 2023, o maior evento de comércio varejista do mundo, que acontece anualmente na cidade de Nova York. São milhares de profissionais de todos os lugares do planeta reunidos para trocar experiências ricas e aprender com os líderes de mercado.
Porém, assim como a preocupação com o cenário macroeconômico é um denominador comum entre os profissionais, a inovação centrada no consumidor também é. A crise premia a eficiência. É com essa crença que o mercado vem amadurecendo no uso da tecnologia como meio e não fim, para a criação de novas oportunidades de receitas, produtos e ativações que sejam relevantes para os clientes e torne a operação mais inteligente.
Por isso, lealdade do consumidor, hiperpersonalização, gamificação e inovações tecnológicas, como reconhecimento facial e inteligência artificial, são tópicos amplamente discutidos durante o evento. O diferencial é como cada marca usa esses recursos a favor de experiências digitais para engajar, reter e criar conexões únicas com seu público-alvo.
O marketplace de marcas de luxo, Saks OFF 5TH, por exemplo, compartilhou como, durante o ano de 2022, implantou estratégias que alavancam a flexibilidade no modelo operacional de concessão de descontos, para fornecer ainda mais valor aos clientes durante esses tempos. A loja também traçou ativações de marca robustas que, em conjunto com a variedade de produtos, garantiu um 2022 bem-sucedido e a promessa de um 2023 ainda mais competitivo entre a concorrência.
A gigante Macy’s, sempre uma das mais buscadas, compartilhou como está contribuindo para a indústria repensar o futuro do varejo. Nos últimos anos, a empresa tem investido em novos recursos para modernizar o formato de loja de departamento, tendo como base uma liderança fundamentada no digital e compromisso com o propósito social. O CEO destacou que perceberam que o fechamento de lojas em alguns lugares levou à diminuição nas compras on-line naquela região. Com base nisso, mudaram de estratégia: passaram a estudar onde abrir lojas para com isso alavancar o digital na região. E, hoje, sabem que nessas regiões, onde o cliente tem uma relação omnichannel com a Macy’s, o life time value (LTV) deles é três vezes maior. É mais do que repaginar as marcas do grupo, é redesenhar o modelo de negócio com os pés no presente e os olhos nos próximos anos.
Nesse primeiro dia de NRF, está claro que não é hora de arregaçar as mangas e trabalhar como nunca, mas sim, de pensar, de forma mais inteligente, toda a estratégia de posicionamento e expansão das marcas, unindo inteligência de dados, maturidade tecnológica e eficiência operacional.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento