30 de maio de 2025 - 15h33

“Criar é humano. Agora, na versão com máquina”, sintetiza o especialista no título do novo guia (Crédito: Anggalih Prasetya-shutterstock)
Há uma clara incerteza e insegurança dos criativos diante da inteligência artificial (IA).
Alguns mais, outros menos, não tem quem na profissão esteja confortável com o impacto da chegada da IA. Mesmo os que já a dominam melhor.
Preocupado com isso, fiz um Guia. Um “Guia de IA para criativos”.
Ele tem um nome pomposo e cumprido: “Criar é humano. Agora, na versão com máquina – Um framework para criativos não serem engolidos pela IA”.
Se você, criativo (a), achar ruim, vai ter que se contentar com esse mesmo, porque não existe nenhum outro.
Tipo, “não tem tu, vai tu mesmo”.
É o que temos para o momento.
A apresentação é do PJ, que dispensa apresentação.
Ele começa assim: “Não dá para fugir da inteligência artificial. Você pode ter dúvidas técnicas, questionamentos éticos, medos políticos — até discordâncias fundamentais com o caos moldando o mundo ao nosso redor. Mas essa realidade chegou. E não vai embora.”
Não vai mesmo.
O Guia tem o seguinte:
- Por que IA muda tudo na criação;
- Por que você tem que mudar também, ou ficará de fora do futuro;
- Como usar IA na criação, passo a passo;
- Kit Bônus: Como usar IA na criação, com dicas exclusivas do próprio ChatGPT;
- 20 habilidades para a nova era da criação publicitária com IA;
- 19 ferramentas de IA para criação publicitária;
- Glossário com conceitos e termos de IA que todo criativo precisa conhecer;
- Cursos de IA para criação publicitária;
- 50 sites para atualizações diárias com informações e notícias sobre IA para publicidade.
Garanto que, independentemente de gostar ou não, melhor ler, do que não ler.