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No Setembro Amarelo, o cuidado vem antes da criatividade

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Opinião

No Setembro Amarelo, o cuidado vem antes da criatividade


8 de setembro de 2023 - 6h00

A pressão por entregar o diferente, o criativo e o instigante é gigante na nossa área. Criar algo novo e que provoque nas pessoas um “uau” é nossa missão diária, e a gente ama fazer o que faz, mas exceções precisam existir e neste momento em especial defendo que campanhas não precisam ser novas sempre. Em algumas situações, não apenas há espaço, como se faz necessário repetir as mesmas mensagens, da mesma forma, nos espaços e para os públicos de sempre. O Setembro Amarelo é um grande exemplo disso, quando o cuidado precisa vir bem antes da criatividade.

Todos estamos preocupados com os dados, que são de fato alarmantes: no Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio, e outras tantas tentam cometer este ato que causa tanta dor. Por isso, de forma legítima, existe um mês no calendário dedicado ao debate e conscientização sobre o tema.

O tema, porém, é sensível, e por isso requer redobrado zelo de profissionais do Marketing que recebem a missão de desenvolver campanhas neste período. Digo isto porque é bem comum vermos divulgações de mensagens como “vamos conversar?” ou “falar é a melhor atitude”, mas cabem algumas reflexões importantes sobre este convite: primeiro, quem está adoecido emocionalmente não consegue pedir socorro, quem está neste estágio só quer que a vida chegue ao fim, não quer pedir ajuda. Segundo, as pessoas estão preparadas para uma conversa como esta? Se alguém com ideação suicida pedir ajuda, todos saberão como agir? Mesmo com boas intenções, uma palavra mal colocada, um conselho indesejado ou um julgamento inapropriado podem se tornar um gatilho, no lugar de trazer alívio.

A questão é tão complexa que precisa de todos os dias do ano para ser debatida, repetidamente, sem precisar de muita inovação ou criatividade. O Setembro Amarelo tem sua função importante nesta construção, mas nós, que difundimos ideias e provocamos reflexões onde atuamos com o Marketing, dentro das nossas empresas, temos a responsabilidade de cuidar muito bem destas campanhas, repetindo mensagens que convidam toda a população a assumir também a parte que lhe cabe nesta luta. Estar bem informado é o primeiro passo para combater a psicofobia, ou seja, o preconceito ainda tão presente contra pessoas com doenças ou transtornos mentais.

Estar preparado para um conversa com alguém que tem pensamentos suicidas pode ser uma missão muito difícil, mas estar aberto a indicar ou mesmo pagar uma terapia para um amigo ou colega de trabalho é uma atitude nobre e que pode fazer toda a diferença. Ser sensível, saber reconhecer sinais, e estar preparado para agir corretamente é responsabilidade de todos!

As mensagens que precisam ser repetidas o ano inteiro, e no Setembro Amarelo também, são: a causa de todos nós é a vida, e todos somos responsáveis. Talvez esta responsabilidade precise começar com a sua própria vida, com os sinais de alerta do seu corpo e mente, e cuidar de você é uma parte importantíssima nesta campanha, que precisa durar o ano todo!

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