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Marketing de Inluenciadores para Iniciantes

O marketing para influenciadores é uma abordagem das técnicas de marketing utilizadas com foco específico para otimizar a estratégia e gestão de influenciadores pelas marcas e para as marcas. Aqui um guia legal da Squid, que pode ajudar você nessa tarefa.

e Carlos Tristan
18 de outubro de 2017 - 9h00

Alguma celebridade já convenceu você a comprar algo?

Tudo bem se a resposta for sim – isso já aconteceu com todo mundo, ainda mais com o poder de influência dos blogueiros nas redes sociais.

Porém, um conceito mais recente conhecido como marketing de micro-influenciadores, aderiu recentemente à cena das redes sociais! É o mesmo conceito que o marketing de influenciadores, mas em menor escala: as marcas se associam a indivíduos com seguidores menores nas mídias sociais para promover produtos com postagens autênticas e visuais em vez de anúncios patrocinados.

Nesta postagem no blog, nós lhe diremos tudo o que você precisa saber sobre os micro-influenciadores, incluindo o que as marcas estão usando com sucesso e como você pode se conectar com essas pessoas para promover sua marca.

O que é um micro-influenciador?

Os micro-influenciadores são usuários de redes sociais ao contrário de celebridades típicas, especialistas ou figuras públicas. Eles são indivíduos que trabalham ou se especializam em uma determinada vertical e freqüentemente compartilham conteúdo de mídia social sobre seus interesses. Ao contrário dos “influenciadores” tradicionais, os micro-influenciadores têm um número mais modesto de seguidores – geralmente entre 2 e 100 mil -, mas eles possuem audiências hiper-engajadas.

Por exemplo, um influenciador de yoga pode contar com milhões de seguidores e operar vários estúdios de ioga. Um micro-influenciador de ioga pode ter apenas alguns milhares de seguidores e publicar vídeos de instruções no Instagram para que seus fãs tentem em casa, mas seu post médio recebe uma quantidade saudável de engajamento em relação ao tamanho de sua base de seguidores.

O valor dos Micro-Influenciadores

O uso de micro-influenciadores pode parecer contra-intuitivo. Por que você procuraria alguém com um menor número de seguidores para promover sua marca?

Existem várias razões para acreditar que os micro-influenciadores podem obter melhores resultados para a sua marca.

Os micro-influenciadores têm melhores taxas de engajamento.

A Squid estudou o envolvimento de Instagram e encontrou uma tendência surpreendente: à medida que o número de seguidores de um influenciador aumenta, o número de curtidas e comentários diminui.

Na sua análise, a Squid dividiu os micro-influenciadores em categorias e determinou o seguinte:

• Usuários do Instagram com menos de 1.000 seguidores tem uma taxa de engajamento de 7,8%;
• Usuários com 1.000-10.000 seguidores tem uma taxa de engajamento de 4,0%;
• Usuários com 10.000 a 50.000 seguidores alcançaram uma taxa de 2,0%;
• Usuários com 50-150 mil seguidores ganhavam apenas 1,2% do tempo.

Confira a repartição gráfica da Squid, mostrando como a taxa de engajamento diminui com aumento do número de seguidores dos influenciadores:

A Squid recomenda que as marcas perseguem os micro-influenciadores com seguidores do Instagram na faixa de 1.000 a 10.000. Com os micro-influenciadores, as marcas podem alcançar maiores taxas de engajamento entre uma audiência suficientemente grande. Em um estudo recente revelou-se que os micro-influenciadores  tem 22,2 vezes mais conversas do que os usuários típicos de Instagram – principalmente porque são apaixonados e conhecedores de sua área de interesse particular.

Os micro-influenciadores tem target mais específico
Através do nosso estudo também observamos que os micro-influenciadores têm bases de seguidores mais direcionadas do que influenciadores com números de seguidores em centenas de milhares e milhões.

Pense nisso: se uma marca de roupas se associasse a uma celebridade com milhões de seguidores no Instagram, a celebridade poderia chegar ao seu enorme grupo, mas uma grande parte delas talvez não esteja interessada na moda. Em vez disso, se a marca de roupas conectada com 100 micro-influenciadores de moda com 1.000 seguidores, ela poderia se conectar a uma audiência menor, mas muito mais direcionada e engajada.

Inclusive temos outro post no nosso blog, comparando a efetividade de trabalhar com micro-influenciadores x celebridades.

Os micro-influenciadores são mais acessíveis.

Os micro-influenciadores geralmente são mais acessíveis do que celebridades ou perfis com milhões de seguidores. Celebridades às vezes cobram até R$ 150.000 por uma única postagem da Instagram promovendo um produto. Em contraste, segundo uma pesquisa da Bloglovin 97% dos micro-influenciadores do Instagram cobram menos de R$ 150 por um post.

As marcas geralmente trabalham com mais de um micro-influenciador para maximizar o alcance, mas mesmo 100 micro-influenciadores custariam menos do que uma única celebridade, sem contar o engajamento e taxas de conversação que trariam mais retorno.
Para os micro-influenciadores que possuam uma audiência bem engajada em um nicho, as marcas podem também compensá-los sob a forma de permuta de produtos. De acordo com a Squid, muitas marcas trabalham com esse modelo para tangibilizar ainda mais o uso dos produtos para engajar com o público nas redes sociais.

Os micro-influenciadores são mais autênticos.

Os micro-influenciadores são pessoas reais, então o conteúdo do Instagram também é real. Os usuários do Instagram com alguns milhares de seguidores provavelmente publicam seu próprio conteúdo, respondem aos comentários e se comportam de forma mais autêntica do que uma marca ou uma celebridade com um gerente de redes sociais. Se um micro-influenciador se envolver com um post  no Instagram, seus seguidores podem estar mais inclinados a clicar para saber mais sobre a marca que estão publicando.

Também vale a pena notar que o Instagram recentemente mudou seu algoritmo para espelhar o Facebook. Agora, as postagens dos perfis que os usuários seguem e interagem são mostradas primeiro nos feeds do Instagram, e o conteúdo de qualidade autêntico é priorizado em relação ao conteúdo promovido de grandes marcas. Isso pode tornar o conteúdo de micro-influenciadores mais visível do que o conteúdo de celebridades se o algoritmo determinar que os usuários possam estar mais interessados ​​nisso.

Uma nota: se você estivesse pensando por que estamos apenas mencionando o Instagram nesta publicação do blog, é porque os micro-influenciadores como uma estratégia de marketing decolaram principalmente nessa plataforma. Como o Instagram é tão visual, é fácil para os micro-influenciadores publicar fotos de produtos e experiências de marca em vez de escrever um tweet promocional ou uma publicação no Facebook. Isso não quer dizer que o marketing de micro-influenciadores não pode ser feito em outras plataformas de redes sociais, mas a guia Explore da Instagram ajuda os usuários a encontrar e interagir facilmente com o conteúdo de micro-influenciadores.

Você verá o que queremos dizer quando mergulhamos em diferentes estratégias de micro-influenciadores que as marcas estão usando com sucesso abaixo.

4 marcas usando micro-influenciadores com sucesso

1) Méliuz

A Méliuz começou a tocar em micro-influenciadores para promover sua marca em novo mercado, de cashback. Baseia-se principalmente no marketing de redes sociais para descobrir e interagir especialmente com os millenials

A Méliuz identifica micro-influenciadores no Instagram e pede-lhes que compartilhem postagens divulgando o aplicativo no Instagram. Ela encontra micro-influenciadores pesquisando marcas hashtags utilizando a plataforma de influenciadores da Squid. Destina-se especificamente a perfis com número de seguidores inferiores para manter um sentimento de “verdadeira” autêntica que atrai usuários, tornando a marca relevante no Instagram

Ao analisar as postagens com a #EuAmoMéliuz, percebe-se conteúdos com muita qualidade e um engajamento altíssimo

O mais interessante da campanha é que, além de gerar mais downloads e seguidores para a marca, quando se analisa os comentários das fotos percebe-se uma alta taxa de engajamento e interesse pelo aplicativo, gerando de fato conversões para a marca.

2) Brastemp – Compra Certa

Conhece ou já ouviu falar do site Compra Certa? É um site de descontos da Brastemp e Consul, e recentemente eles adotaram uma estratégia com micro-influenciadores para gerar mais tráfego e vendas para o site, ou seja, o foco da campanha sempre foi a performance e ROI que os influenciadores poderiam gerar. Veja uma postagem:

Em um mês de campanha, os 20 influenciadores geraram muitas vendas e conversões para o site, desmistificando que os influenciadores só funcionam para campanhas de branding e awareness. Em uma estratégia de performance, existem melhores práticas que geram de fato conversão e vendas para o e-commerce.

3) Bradesco

No lançamento do novo posicionamento de marca com a #MaisUmPasso, o Bradesco decidiu se conectar com influenciaodoras que possuam um perfil um pouco menos comum, trabalhar com mães, de diferentes gêneros e idades.

A campanha contou com 50 influenciadoras e gerou muito engajamento, além de ter sido um sucesso só por não ter nenhum tipo de comentário negativo, já que se trata de uma empresa de serviços, isso por si só foi uma vitória:

Além de tudo, o Bradesco foi além e reutilizou as fotos compartilhadas pelos influenciadores na sua rede social, trazendo ainda mais autenticidade para seus posts, veja:

O micro-influenciador também compartilhou a imagem, mencionou Stitch Fix e compartilhou o link do post no seu perfil pessoal Instagram.

Esta estratégia de micro-influenciadores funciona porque ele dirige o tráfego para o blog de uma marca e o perfil Instagram. Tente chegar aos micro-influenciadores e oferecer para publicar seu conteúdo e promovê-lo através de redes sociais para gerar o envolvimento de seus seguidores e leitores.

4) Mash

A Mash, para lançar seu novo manifesto de marca, trabalhou com influenciadores homens, empreendedores, que tivessem consciência social e fossem também modernos e ligados a tecnologia.

O mais legal de tudo é que a campanha teve tanto engajamento, que após um estudo comparativo com anúncios no Facebook, o investimento com os influenciadores foi 6 vezes menor, para ter o mesmo número de impressões. Muito legal, não é? E veja uma das fotos compartilhadas com a #manifestoMash:

Pense pequeno

Você já pensou em trabalhar com micro-influenciadores? Antes de responder, considere o seguinte.

Existem algumas desvantagens para esta estratégia. Notavelmente,  funciona muito bem no Instagram com produtos visuais, como uma brilhante lata de água com gás ou uma roupa atraente. Esta pode não ser a melhor estratégia para promover software complicado ou outra tecnologia. Mas lembre-se, você pode ser criativo. Contanto que você possa encontrar um micro-influenciador para compartilhar uma publicação Instagram que seja atraente, você poderá gerar muito mais engajamento.

Além disso, é muito trabalho trabalhar com vários micro-influenciadores. As marcas precisam contactá-las no Instagram e gerenciar vários relacionamentos diferentes. No entanto, pensamos que a recompensa vale a pena para autênticos e atraentes postagens do Instagram, ainda mais utilizando uma plataforma de influenciadores que automatize esses processos.

Fique atento aos usuários do Instagram que marquem sua marca ou que usam uma hashtag de marca – eles podem ser o seu próximo maior promotor. E se você quiser saber mais sobre o marketing do influenciador ou a promoção do conteúdo do Instagram, leia nossos guias sobre esses tópicos a seguir.

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