How To
Na era do Big Data você vai de bússola ou GPS?
Big Data é o GPS para a navegação das coporações em mares de resultados incertos. A comunicação moderna, assim como a navegação, cada vez mais será orientada por dados.
Na era do Big Data você vai de bússola ou GPS?
BuscarNa era do Big Data você vai de bússola ou GPS?
BuscarBig Data é o GPS para a navegação das coporações em mares de resultados incertos. A comunicação moderna, assim como a navegação, cada vez mais será orientada por dados.
ProXXIma
25 de agosto de 2017 - 8h05
Por Marco Guidi (*)
Empresas, até certo ponto, são como navios no mar. Cada um tem seu tamanho, suas características, tripulação, autonomia – constantemente navegando a imensidão dos mares. Na antiguidade, a orientação dos marinheiros era pelas estrelas. Navegavam com base na intuição e em constelações conhecidas. Mais tarde, inventos como mapas e bússolas tornaram a navegação mais precisa, ainda que apenas mestres marinheiros tivessem acesso a essas tecnologias – afinal, eram caros e estratégicos.
Há um paralelo grande que pode ser traçado entre os primórdios da navegação e da comunicação corporativa. Ainda que não se olhasse para as estrelas para saber qual a direção correta, a comunicação se guiava principalmente pela intuição e pela crença em mensagens fortes que sensibilizassem as pessoas. Como os marinheiros, houve uma evolução gradual. As experiências de campo, seguindo o que havia de informação de clientes sobre vendas e explorando os meios à disposição, abusavam de veículos de massa, disseminando mensagens homogêneas, em busca de direção mais precisa – e resultados melhores.
Navios modernos hoje navegam com extrema segurança e precisão, graças a um conjunto de ferramentas e tecnologias que giram em torno de um instrumento: o GPS. Cartas náuticas que mostram a topografia do fundo do mar, informações meteorológicas com dados sobre temperatura da água, direção dos ventos e das correntes marítimas. Todas essas informações se materializam em dados relevantes para o marinheiro com a ajuda do GPS, que mostra exatamente onde o navio está. Esse conjunto de dados é que direciona as decisões e ações no mar.
Big Data, para empresas, é exatamente esse conjunto de dados extremamente relevantes, aplicados para uma comunicação bem direcionada e eficiente. A possibilidade de gerar resultados eficazes, consistentes e continuados é cada vez mais reconhecida dentro das organizações. Um “GPS” que destrave todo esse volume de dados em informações úteis e ideias é, o que as corporações cada vez mais veem como imprescindível para sua operação.
A comunicação moderna, assim como a navegação, cada vez mais será orientada por dados. As empresas com maior capacidade de capturar, processar e analisar informações seguirão as rotas mais seguras e rápidas rumo a seus objetivos.
Como um capitão de navio, cabe à direção da empresa decidir se quer seguir seu caminho guiado por uma bússola ou por um GPS.
(*) Marco Guidi – Publicitário e Diretor Executivo da ConvergeOne – Empresa de Inteligência de Dados
Veja também
O que é e como funciona o advergaming
Até o final de 2030, os jogos para dispositivos mobile devem atingir um valor aproximado de US$ 272 bilhões, já tendo atingido US$ 98 bilhões em 2020
Publicidade digital chega a R$ 23,7 bi e segue em expansão
Anunciantes que investem em canais digitais cresceram 57%, mas setor ainda está em desenvolvimento, segundo especialistas