Assinar

Na era do Big Data você vai de bússola ou GPS?

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Na era do Big Data você vai de bússola ou GPS?

Buscar
Big-Data-14mai
Publicidade

How To

Na era do Big Data você vai de bússola ou GPS?

Big Data é o GPS para a navegação das coporações em mares de resultados incertos. A comunicação moderna, assim como a navegação, cada vez mais será orientada por dados.


25 de agosto de 2017 - 8h05

Por Marco Guidi (*)

Empresas, até certo ponto, são como navios no mar. Cada um tem seu tamanho, suas características, tripulação, autonomia – constantemente navegando a imensidão dos mares. Na antiguidade, a orientação dos marinheiros era pelas estrelas. Navegavam com base na intuição e em constelações conhecidas. Mais tarde, inventos como mapas e bússolas tornaram a navegação mais precisa, ainda que apenas mestres marinheiros tivessem acesso a essas tecnologias – afinal, eram caros e estratégicos.

Há um paralelo grande que pode ser traçado entre os primórdios da navegação e da comunicação corporativa. Ainda que não se olhasse para as estrelas para saber qual a direção correta, a comunicação se guiava principalmente pela intuição e pela crença em mensagens fortes que sensibilizassem as pessoas. Como os marinheiros, houve uma evolução gradual. As experiências de campo, seguindo o que havia de informação de clientes sobre vendas e explorando os meios à disposição, abusavam de veículos de massa, disseminando mensagens homogêneas, em busca de direção mais precisa – e resultados melhores.

Navios modernos hoje navegam com extrema segurança e precisão, graças a um conjunto de ferramentas e tecnologias que giram em torno de um instrumento: o GPS. Cartas náuticas que mostram a topografia do fundo do mar, informações meteorológicas com dados sobre temperatura da água, direção dos ventos e das correntes marítimas. Todas essas informações se materializam em dados relevantes para o marinheiro com a ajuda do GPS, que mostra exatamente onde o navio está. Esse conjunto de dados é que direciona as decisões e ações no mar.

Big Data, para empresas, é exatamente esse conjunto de dados extremamente relevantes, aplicados para uma comunicação bem direcionada e eficiente. A possibilidade de gerar resultados eficazes, consistentes e continuados é cada vez mais reconhecida dentro das organizações. Um “GPS” que destrave todo esse volume de dados em informações úteis e ideias é, o que as corporações cada vez mais veem como imprescindível para sua operação.

A comunicação moderna, assim como a navegação, cada vez mais será orientada por dados. As empresas com maior capacidade de capturar, processar e analisar informações seguirão as rotas mais seguras e rápidas rumo a seus objetivos.

Como um capitão de navio, cabe à direção da empresa decidir se quer seguir seu caminho guiado por uma bússola ou por um GPS.

 

(*) Marco Guidi – Publicitário e Diretor Executivo da ConvergeOne – Empresa de Inteligência de Dados

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também