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5 formas de solucionar problemas de ROI nas redes sociais

Marcas devem saber o que mensurar e como aproveitar os recursos de cada plataforma para otimizar campanhas


1 de dezembro de 2014 - 2h21

O retorno sobre investimento (ROI) prova o sucesso dos esforços de marketing da marca. Entretanto, isso só irá acontecer se as empresas conseguirem mensurar os dados corretos e excluírem outros fatores. Confira cinco maneiras para solucionar problemas de ROI em campanhas e mensurar resultados com maior precisão:

1. Utilize uma planilha
Facebook Insights e Google Analytics são uma ótima maneira de monitorar campanhas, mas planilhas oferecem mais flexibilidade quando o objetivo é mensurar o progresso a longo prazo. Elas permitem analisar métricas que o Facebook Insights não permitiria – como sentimentos positivos e negativos, questões do atendimento ao consumidor e engajamento com influenciadores.

2. Defina objetivos claros e quantificáveis
Os objetivos das campanhas em redes sociais devem estar alinhados com objetivos de negócios mais amplos. Existem diversos tipos de social media ROI, mas as pequenas empresas podem começar a focar naqueles que elas podem mensurar. “Melhorar a reputação da marca” ou “estabelecer pensamentos de liderança” carregam grande valor, mas talvez funcionem melhor como objetivos secundários. Optar por metas quantificáveis, como novas curtidas no Facebook, seguidores no Twitter e receita, pode ser o melhor caminho.

3. Cuidado com as mudanças de algoritmos
Esse cuidado é particularmente importante quando a empresa vai mensurar o ROI de campanhas no Facebook. Caso a ação não tenha sido tão bem sucedida quanto a anterior, talvez o problema não seja o marketing, mas a mudanças nos algoritmos do feed de notícias. Com a queda do alcance orgânico, ficou claro que a plataforma tornou-se um canal pago. As marcas que não puderem investir muito nesses anúncios devem optar pelo Twitter.

A rede social de Zuckerberg pode oferecer maior flexibilidade em campanhas, com a construção de quizzes customizados e formulários de dados. No entanto, o microblog também tem seus diferenciais, permitindo monitorar tuítes por hora, usuários mais frequentes, termos populares e frases relacionadas à ação. Essa vasta variedade de informações indica resultados com os quais a empresa pode aprender e, assim, planejar campanhas melhores no futuro.

4. Não se prenda ao ROI financeiro
Esse é o aspecto em que os profissionais de marketing mais vão focar, o que pode levar pequenas empresas a rejeitarem as redes sociais, vendo-as como perda de tempo (“12 pessoas retuitaram, mas ninguém comprou nada!”). Marcas que se preocupam demais com o ROI financeiro correm o risco de negligenciar a maior parte do funil de vendas. Pequenos negócios devem focar, inicialmente, no crescimento do alcance e na criação de leads. Quanto maior a audiência, melhor será o ROI em campanhas futuras.

5. Recue
É fácil culpar a inadequação das redes sociais por uma campanha mal sucedida, mas o problema muitas vezes pode ser encontrado em outros lugares. Baixo ROI financeiro pode ser o resultado de um site com má usabilidade, um longo processo de pagamento, ofertas não relevantes, e assim por diante. Vale a pena explorar todas essas variáveis antes de acusar o Facebook.

Com informações do Social Media Today 

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