Assinar

6 lições de marketing de grandes empresas para startups

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

6 lições de marketing de grandes empresas para startups

Buscar
Publicidade

Notícias

6 lições de marketing de grandes empresas para startups

Veja como certos movimentos de empresas de grande porte podem ser testados por startups


15 de julho de 2014 - 10h48

Grandes marcas muitas vezes precisam agir como empresas de pequeno porte: assumir riscos, serem criativas e ágeis. Por outro lado, startups podem e devem aprender lições valiosas com empresas veteranas. Veja algumas práticas:


1. Experiência traz a vida para a marca

No passado, grandes marcas consideravam eventos ao vivo e patrocínios como algo importante para o mix do marketing. Recentemente, o pêndulo pendeu para outro lado, quando as empresas não obtiveram ROI suficiente. Porém, um evento bem executado pode provocar impressões muito boas na social media. Trata-se de estabelecer conexões emocionais com os consumidores, oferecer experiências que eles possam compartilhar. Não é só o evento, mas a amplificação dele.


2. Utilize real-time marketing

Sem necessariamente pagar pela mídia, é possível estabelecer conversas com a audiência. As grandes marcas estão ultrapassando os limites do possível ao ficarem ligadas a eventos populares e atuais.


3. Conte sua história com conteúdo original e convincente

Muitas grandes empresas estão investindo em seu próprio conteúdo. Para isso, contratam jornalistas para produzir content marketing e realizar uma curadoria daquilo que é relevante e interessante. É dizer ao consumidor: aqui está o que você precisa saber.

4. Seja tecnológico
Usar tecnologia para gerir um negócio e coletar e analisar dados custa menos do que há alguns anos. As pequenas empresas de hoje são mais sofisticadas na automação de marketing graças a ferramentas como Google Analytics.

5. Construa comunidades
Na campanha Pepsi Throwback, a Pepsi atraiu fãs dos anos 1980 com a edição limitada do refrigerante com açúcar, em vez do xarope de frutose pelo qual foi substituído depois. A marca fez referências a ícones pop da década, como Star Wars e De Volta Para o Futuro.

6. Construa estratégias
Brainstorming estratégico faz muito mais sentido para PMEs do que eleger a ideia da semana. Hoje, elas são bem mais intencionais sobre o que fazem.

Com informações do Mashable 

Publicidade

Compartilhe

Veja também