26 de março de 2014 - 6h06
POR JOSÉ SAAD NETO *
De Salt Lake City
O termo marketing cloud ganha espaço nas estratégias das empresas, mas nem todos os gestores compreendem quão amplo pode ser esse conjunto de produtos e serviços a favor das marcas na era digital. Hospedada em nuvem, a plataforma pode oferecer a agências e anunciantes análise de audiência, geração e gerenciamento de dados e campanhas, personalização de plataformas, fluxos de atividades, entre outras funcionalidades. Nesta quarta-feira, 26, em uma apresentação dedicada à America Latina dentro do Adobe Summit 2014, em Salt Lake City, três cases brasileiros foram destacados como referências na utilização de marketing cloud: Fiat, Novo Terra e Nova Pontocom.
No caso da Fiat, ferramentas de personalização foram contratadas na reformulação do portal da montadora. A partir da adoção de solução comercializada pela Adobe, um dos objetivos do novo site foi a personalização de conteúdo para clientes, que inicialmente foi direcionada a três clusters: homens, mulheres e B2B. “Mais de 70% dos nossos consumidores chegam às concessionárias após ter navegado no nosso portal. Precisávamos melhorar essa experiência e investindo nas nossas plataformas digitais”, afirmou Armando Areias, gerente senior de BI da AgênciaClick Isobar, que assina o projeto.
Já o Terra, que estreia novo portal no próximo dia 31, contratou uma espécie de gerenciamento de audiência, inicialmente, com o propósito de ser uma ferramenta de segmentação de publicidade. No entanto, durante a elaboração do projeto, ficou decidido que também seria a base única de todo o direcionamento de conteúdo do Terra. “Desta forma, conseguimos entregar um conteúdo persinalizado, uma home page para cada leitor”, afirmou Roni Cunha, CCO do Terra, durante apresentação no Adobe Summit 2014.
A Nova Pontocom, por sua vez, empresa focada em e-commerce que possui em seu portfólio as operações online de marcas como CasasBahia.com.br, Extra.com.br e Pontofrio.com, o uso da ferramenta Adobe Analytics permitiu comunicar todos os setores da empresa, facilitando as áreas de marketing, comercial, e financeira. Assim, as análises do cliente, do produto e do funil de vendas ficariam sincronizadas. “Conhecendo melhor a maneira que os nossos clientes se comportam em relação aos nossos produtos e vice-versa, a Nova Pontocom alcança um alto valor agregado ao uso da solução Adobe Analytics e torna-se uma performance comercial melhor” contou Vicente Rezende, diretor de marketing da Nova Pontocom.
Infográfico: o digital no Brasil
Durante a sessão América Latina do Adobe Summit, a companhia divulgou uma pesquisa feita, em janeiro deste ano, com 104 profissionais de marketing brasileiros responsáveis por tecnologias e marketing digital. Todos os entrevistados trabalham para organizações com mais de 250 funcionários, sendo 25% para organizações especializadas em mídia, entretenimento ou comunicações, 26% trabalham no varejo ou no atacado e 28% em empresas de serviços financeiros, bancários ou contábeis.
Veja os principais resultados:
A cobertura completa do Adobe Summit 2014 estará na edição desta sexta-feira, 28, de ProXXIma Semanal, nos tablets iOS e Android.
* O jornalista viajou a Salt Lake City a convite da Adobe.