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Artigo: Construindo sua presença móvel

Michel Sciama, gerente de soluções de publicidade para o Google América Latina, analisa oportunidades para o mercado de mobile marketing


7 de março de 2013 - 1h57

Por Michel Sciama
Gerente de soluções de publicidade para o Google América Latina

Como consumidores, vivemos em um mundo multitelas. Buscamos por tudo na internet, de qualquer lugar, a qualquer momento, e alternamos entre vários dispositivos ao longo do dia — laptop, smartphone, tablet, smart TVs. Estimativas preveem que, ainda este ano, as buscas no Google.com via smartphones e tablets deverão superar os computadores, o que representa uma oportunidade sem precedentes para o marketing. Pode ser lugar-comum dizer que as empresas precisam ter um site móvel, ou um aplicativo próprio. Mas mesmo sem um destes, é possível avançar alguns passos na direção de construir sua presença no ambiente móvel.

Um primeiro passo para empresas de setores como varejo, turismo e serviço, podem ser as campanhas de busca para mobile. Uma porcentagem significativa das buscas feitas no domínio Google.com.br relativas a estes segmentos, já vêm de aparelhos móveis. Quando as pessoas pesquisam preços, procuram mais informações sobre determinado produto, comparam eletrodomésticos, têm urgência, precisam de algo naquele instante e, por isso, estão mais propensas a concluir a compra. Isto significa uma oportunidade gigantesca para conquistar market share. O ideal é que tais cliques sejam direcionados para o site móvel, mas há alternativas para implementar imediatamente, como levar seu consumidor para um telefone de atendimento ou um vídeo no YouTube.

De outro lado, os aplicativos são divertidos e um verdadeiro sucesso entre usuários. Todo dia, o tempo gasto por internautas de todo o mundo jogando Angry Birds equivale a 570 anos. E não são apenas jogos. Os apps fazem, cada vez mais, parte do dia a dia de uma audiência massiva — cerca de 30 milhões de brasileiros possuem um smartphone — enquanto se comunicam, ouvem música, acessam redes sociais e usam serviços bancários. Os apps do Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, por exemplo, estão entre os cem mais baixados do Google Play. Isto representa uma chance de manter relações com o usuário e criar uma estratégia de marca consistente e presente. E quando seu potencial consumidor estiver assistindo a um anúncio de sua marca na televisão, encontrar também uma chamada para ação no celular? De acordo com a pesquisa OurMobilePlanet, 46% dos usuários de smartphones no Brasil estão navegando no aparelho ao mesmo tempo em que assistem à TV. O que significa dizer que estratégias mobile são altamente capazes de reforçar outras mídias.

Além disso, os anúncios em rich media permitem criar experiências de marca relevantes e impactantes — sem sequer precisar de um site móvel ou aplicativo da marca. Para vários tipos de negócio, uma imagem vale mais que mil palavras. Empresas de viagem, bens de consumo e do setor automotivo já descobriram como aproveitar as telas de celulares e tablets cada vez maiores para mostrar anúncios de display que chamem atenção e permitam navegar pelas opções de interação. E ainda que anúncios grandes precisem ser usados com moderação, são um bom recurso para lançamentos ou promoções de destaque. Características únicas da mobilidade fazem desse tipo de anúncio ainda melhor — por exemplo, ao tocar um anúncio, este pode responder e interagir, tornando a experiência ainda mais rica. Várias empresas automobilísticas, como a Infiniti, criam anúncios interativos com os modelos, que permitem ao usuário mover a imagem e girar o carro em vários ângulos.

Estes tipos de anúncio são simples — empresas como o Google oferecem templates prontos para usar com imagens e vídeos disponíveis — e funcionam: quando rodou anúncios em rich media para lançar seu Galaxy Tab, a Samsung descobriu que estes geraram 27% de aumento na intenção de compra do aparelho. Com uma estratégia que leve em consideração a audiência e as inúmeras possibilidades dos dispositivos móveis, anunciantes têm cada vez mais chance de conquistar novos clientes e fazer branding.

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