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29 de agosto de 2018 - 11h54
A CI&T, multinacional brasileira especializada em transformação digital de grandes empresas com presença global, anunciou uma nova fase de expansão internacional. A multinacional brasileira está investindo cerca de US$ 2 milhões na abertura de um novo Prisma, espaço que materializa sua proposta de transformação LEAN DIGITAL (metodologia que reduz desperdícios de recursos e aumenta o valor agregado entregue ao cliente, por meio de um fluxo de processos simplificado). Desta vez, o Vale do Silício, Califórnia, nos EUA, onde a CI&T está presente desde abril do ano passado, foi o local escolhido para receber o espaço de cocriação propício para transformação digital e inovação.
A abertura do Prisma EUA faz parte das estratégias da CI&T para ampliar os seus negócios fora do Brasil. No ano passado, receita da empresa atingiu R$ 498 milhões – alta de 25% com relação ao ano anterior. Desse total, 40% foi gerado por contratos internacionais. O bom resultado de 2017 permanece em 2018. No primeiro semestre, o faturamento da empresa cresceu 22% na comparação com o mesmo período do último ano. A meta da CI&T é dobrar de tamanho a cada três anos e atingir a receita global de R$ 1 bilhão em 2020.
Com aproximadamente 1.500 metros quadrados, as novas instalações da CI&T no Vale do Silício têm abertura prevista para o primeiro semestre de 2019. Leonardo Mattiazzi, vice-presidente global de inovação da CI&T, falou sobre esse crescimento internacional acelerado da multinacional brasileira durante um encontro com CEOs promovido pela companhia, em 28 de agosto, na sua sede em Campinas (SP). O evento debateu a transformação digital de negócios de grandes marcas.
“A CI&T nos Estados Unidos está crescendo a uma velocidade exponencial em vários segmentos, inclusive no financeiro após termos adquirido, em 2017, a Comrade, uma consultoria americana especializada em estratégias e design de experiências digitais. Estamos on track para alcançar 60% de crescimento no exterior neste ano, com volume de negócios proveniente de contratos internacionais – especialmente dos EUA -, que já representa mais de 40% do nosso faturamento anual”, disse Mattiazzi.
Diante de um mercado tão competitivo como o norte-americano, a CI&T tem se destacado como parceira escolhida por grandes empresas globais para solucionar desafios críticos de negócios e torná-las 10 vezes melhores, por meio da sua proposta consistente de Transformação Lean Digital. “O Prisma é a materialização dessa proposta, que vai além de testes e demonstrações de tecnologias. O espaço reúne projetos com gestão à vista e equipes multidisciplinares em estratégia, design, UX, UI, marketing, analytics, desenvolvedores, testers e outros da CI&T trabalhando lado a lado com os clientes. Juntos, atuam na cocriação de estratégias camp a camp, metodologias ágeis e competências digitais que colocam o consumidor no centro da jornada de transformação digital de negócios de grandes marcas”, completou Leonardo.
Para criar o Prisma nos Estados Unidos, a CI&T aplicou seu extenso aprendizado acumulado com suas estruturas ao redor do mundo, principalmente de sua sede no Brasil e filial no Japão. Daniel Jerozolimski, diretor executivo da CI&T responsável pela concepção do projeto, explicou que o método de design sprint foi usado para idealizar os novos ambientes. “Além de arquitetos e projetistas, convidamos os funcionários da nossa base da Califórnia para contribuir com ideias. O Prisma nos EUA terá ambientes abertos, salas e cocriação que estimulam a colaboração entre os times locais e remotos da CI&T. Teremos salas de diferentes tamanhos para comportar variadas equipes. A palavra chave será flexibilidade, ou seja, tudo será móvel a começar pelas divisórias que poderão ser reconfiguradas a qualquer momento e sob demanda”, comentou Daniel.
Jerozolimski explicou que o novo Prisma terá também um estúdio para a produção de material audiovisual e um espaço maker, que será usado para prototipagem de projetos com tecnologias avançadas como machine learning e inteligência artificial. Outro destaque, serão as salas de usabilidade para testes e de pesquisas de mercado. “Como acontece em nosso Prisma de Campinas (SP), onde já recebemos mais de 80 CEOs nos últimos 15 meses, vamos reproduzir nos Estados Unidos a mesma agenda intensa de encontros com líderes para debater o tema transformação digital e apresentar casos de sucesso. Como palco, teremos uma arena de eventos para cerca de 100 pessoas”, disse.
Este é o segundo Prisma da CI&T, sendo o primeiro a sua sede em Campinas (SP). A multinacional brasileira deverá replicar o projeto, que materializa sua proposta Lean Digital, para outras localidades.
Conectando o Brasil com o mercado internacional
Recentemente, a CI&T transformou sua filial de Belo Horizonte em um hub de exportações, para atender às demandas de contratos no exterior tanto a médio quanto a longo prazo. ” O novo Prisma da baía de São Francisco vai estar totalmente conectado com o nosso Centro de Excelência em Tecnologias Digitais no Brasil, situado na capital mineira”, enfatizou Leonardo Mattiazzi.
Ainda de acordo com o vice-presidente global de inovação da CI&T, muitos clientes da companhia no Brasil têm o desejo de conhecer de perto e vivenciar um pouco a cultura inovadora do Vale do Silício. “Recebê-los no Prisma será uma honra e está nos nossos planos. Ofereceremos uma imersão em um ambiente inovador e colaborativo, para apoiar executivos-chave dos nossos clientes que queiram passar uma temporada nos Estados Unidos. Nosso objetivo é viabilizar uma ponte bem estruturada entre Brasil e EUA, para que nossos clientes conectem-se com negócios digitais disruptivos da região e adquiram competências inigualáveis em transformação digital. Certamente, poderão turbinar seus negócios, criando um novo mindset de suas equipes para uma cultura Lean Digital combinada com métodos ágeis e, assim, oferecer experiências radicalmente superiores aos seus consumidores”, finalizou Mattiazzi.