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Desvendando as demand-side platform (DSPs) mobile
Hoje, essa modalidade de compra de mídia é a bola da vez e anunciantes, agências e publishers estão ávidos para conhecer as novidades, oportunidades, benefícios e riscos
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15 de outubro de 2015 - 1h46
(*) Por Alberto Pardo
O mercado digital está cada vez mais complexo e dinâmico. Ok, nenhuma novidade, certo? Até outro dia, mídia programática era um bicho de sete cabeças, junto com siglas e nomes estranhos pertencentes a esse ecossistema como RTB, DMP, ad exchanges, entre tantos outros. Hoje, essa modalidade de compra de mídia é a bola da vez e anunciantes, agências e publishers estão ávidos para conhecer as novidades, oportunidades, benefícios e riscos.
Listamos abaixo seis dicas que devem ser levadas em conta nas estratégias de veiculação das campanhas publicitárias em DSP mobile:
– Onde está a audiência?
O mundo está mobile e o consumo de conteúdo também. Em 2013, por exemplo, de acordo com a consultoria IDC, foram comercializados 35,6 milhões de smartphones no Brasil, alta de 123%. No mesmo período, a venda de tablets no País teve alta de 157%, com 8,4 milhões de unidades vendidas. Por outro lado, a venda de PCs teve queda de 10% com 13,9 milhões de computadores comercializados.
– Tecnologia 100% mobile
Diferente das plataformas originalmente web, as DSPs mobile nascem 100% mobile e programática. O inventário conta com sites e aplicativos em suas ad exchanges totalmente adaptados a dispositivos móveis.
– Geolocalização precisa
Uma DSP mobile oferece geolocalização precisa, baseada no latitude e longitude e na identificação do aparelho, não em cookies.
– Possibilidades de segmentação
É possível segmentar as campanhas por localização, tipo de device (por exemplo, iPhone 5S), sistema operacional (Android, iOS etc.), operadora, sites visitados previamente, aplicativos utilizados, categorias de aplicativos, dia e horário do dia. Além disso, é possível segmentar o público por comportamento, contexto, horário, condição climática, entre outros.
– Dados em tempo real
Plataformas com soluções de real-time targeting possibilitam a visualização de métricas em tempo real e insights sobre a audiência, permitindo que as empresas possam entregar e adaptar a sua mensagem e, ao mesmo tempo, maximizar o desempenho e ROI em suas campanhas.
– Como extrair o máximo de uma DSP?
Como um esporte, a melhor maneira para obter os melhores resultados é praticar. Anunciantes e agências devem empenhar esforços no entendimento de como opera a ferramenta para extrair as melhores oportunidades na veiculação de campanhas. Há que se arriscar, testar, mensurar e aprender. A solução DSP mobile requer esse aprendizado constante das marcas e agências para aperfeiçoar o seu uso.
É fundamental levar em conta tais critérios no momento de decisão sobre como veicular sua próxima campanha publicitária e garantir a melhor relação entre custo e benefício para as marcas endereçarem suas mensagens ao público-alvo.
(*)Alberto Pardo é CEO da Adsmovil
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