Assinar

Especializada em mídia programática, Rubicon Project chega ao Brasil

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Especializada em mídia programática, Rubicon Project chega ao Brasil

Buscar
Publicidade

Notícias

Especializada em mídia programática, Rubicon Project chega ao Brasil

Com sede em Los Angeles, empresa há sete anos investe em sistemas de big data e automação de mídia. Na foto, Jay Stevens, VP da companhia


5 de maio de 2014 - 9h30

POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br

A Rubicon Project, especializada em compra e venda de publicidade digital, inicia operações no Brasil com um escritório em São Paulo. A multinacional, que no início de abril lançou seu IPO, elegeu o País como o primeiro latino-americano para iniciar operações depois dois anos de pesquisa sobre o mercado brasileiro, que incluíram visitas às principais agências e publishers, como RBS Estadão e UOL. O escritório da Vila Olímpia já conta com um diretor de contas, Salomão Rodrigues Junior, que já atuou como gerente de ad tech e produtos na Abril.

“O Brasil vive um momento interessante, tem 90 milhões de pessoas com acesso à internet. Queremos contribuir com o crescimento da publicidade digital no País”, afirma Jay Stevens, vice-presidente da companhia e um dos keynoters no segundo dia do evento ProXXIma, em 7 de maio. Na ocasião, ele anunciará oficialmente a vinda da Rubicon ao Brasil, além de salientar a importância da mídia programática e da automação, bem como o futuro da mídia. “É importante salientar a importância de um ecossistema tão grande, que oferece oportunidades valiosas tanto para os donos de mídia quanto para anunciantes e agências”.

Apesar de a Rubicon trabalhar com mídia programática, o executivo prefere utilizar outra palavra para definir o que a empresa faz. “Automação é a soma do programmatic e do fluxo de trabalho. O primeiro oferece a possibilidade de impulsionar a eficácia da publicidade para que os compradores e vendedores obtenham um melhor ROI. O segundo trata-se da substituição dos processos manuais – e-mail, telefone, fax – que exigem muito capital humano, por um procedimento unificado que pode envolver a conexão de sistemas”, explica.

O Advertising Automation Cloud, principal produto da Rubicon, é um software que promete otimizar a troca de publicidade digital em tempo real por meio de recursos como Real Time Bidding, bidding estático e ordens diretas. A companhia também possui algoritmos que são capazes de analisar bilhões de dados com o objetivo de permitir aproximadamente 300 decisões em tempo real. Hoje, mais de 700 publishers – com IPC Media e Hearst entre eles – efetuam transações com mais de 100 mil marcas na plataforma.

O profissional também observa que cada mercado adota a automação de maneiras muito distintas entre si. “Reino Unido e França já têm processos bastante sofisticados, enquanto os mercados como o brasileiro e o italiano são mais fragmentados. O grande desafio para todos é acompanhar o ritmo acelerado das mudanças e adequá-las ao seu próprio mercado”.

Stevens reitera que o grande objetivo da empresa é possibilitar a monetização de inventário ao colocar a proteção dos publishers como prioridade. “O Google e o Facebook estão tirando vantagens enormes desse mercado, pois oferecem dados, alcance e até mesmo automação. A diferença é que nós não temos interesse em vigiar nossos clientes”.

A Magna Global estima que, só nos EUA, o investimento em programmatic display deve atingir US$ 7,5 bilhões neste ano. Até 2017, a companhia espera que o segmento alcance aproximadamente US$ 17 bilhões. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também