10 de março de 2014 - 1h49
Do Oscar a conflitos no Oriente Médio, as conversações públicas no Twitter percorrem o mundo inteiro. Para mensurar o impacto global do microblog, a Gnip, empresa de dados sociais, tem estudado os tweets nos últimos anos.
A tabela – clique aqui para visualizar – mostra o fluxo de tweets de usuários de acordo com o idioma que selecionaram em seus perfis desde que o serviço surgiu, em 2006. No ano passado, quase 49% dos posts vieram de pessoas que elegeram japonês, espanhol e português como seus idiomas principais.
Para o Gnip, mais do que constatar o aumento da popularidade do Twitter em diversos países, a pesquisa indica como eventos globais influenciam a utilização do serviço. Os recentes conflitos em nações do Oriente Médio, por exemplo, impactaram diretamente no crescimento de usuários que utilizam a rede social em árabe.
O estudo não mapeia a atividade de todos os inscritos no microblog desde seu lançamento, e sim identifica os tweets daqueles que selecionaram um idioma de preferência em seu perfil, opção não obrigatória nas configurações da conta.
É possível tuítar em qualquer língua no Twitter, que desde 2006 acrescentou novos idiomas à plataforma. No final de dezembro de 2013, a rede social havia atingido 241 milhões de usuários ativos mensais, sendo que 78% deles eram de fora dos Estados Unidos.
Com informações do New York Times