Segundo pesquisa “Image Intelligente”, realizada por Suzan Etlinger, as pessoas compartilharam diariamente mais de 3 bilhões de imagens pelas redes sociais (Facebook, Snapchat e outras) em 2015. Desse total, quando separado imagens contento logotipos, 80% não incluíam nenhuma referência textual à empresa. Trata-se de um ponto cego para as marcas que fazem o acompanhamento de notícias e mídias sociais apenas textualmente.
A boa notícia é que a “visão computacional”, como é chamada esta subárea da inteligência artificial, é capaz de ver e interpretar imagens dos mais variados tipos e com precisão de 99%. Com a tecnologia, os profissionais de marketing ganham um poderoso aliado na geração de conhecimento derivado de imagens publicadas online. Em termos operacionais, em quantidade, velocidade e precisão incomparável ao trabalho manual feito sozinho pessoas.
Pensando nisso, a empresa Stilingue, pioneira no Brasil na aplicação de inteligência artificial para análises de influenciadores, mídias sociais e notícias, lança a “Stilingue Eyes”, tecnologia inédita no país que identifica milhões de imagens pela internet.
A solução aplicada às redes sociais e notícias consegue entre diversas possibilidades reconhecer marcas, elementos promocionais, objetos, emoções e cores da moda. Qualquer imagem pode ser interpretada pela visão computacional. “Tivemos o cuidado para que os resultados sejam alinhados com aplicações nacionais”, explica Leonardo Bombonato, Head de Computer Vision do Stilingue.
Um dos cases da Stilingue girou em torno do entendimento de uma comunidade online de mulheres grávidas. “Nosso desafio foi entender para uma marca de fraldas, as preferências e comportamento das gestantes nas redes sociais, e também avaliar o que postavam sem que necessariamente escrevessem algo sobre a gravidez”, comenta Bombonato.
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