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Usuários preferem estilo Hyper Casual (clique-para-jogar)
Estudo de Mobile Gaming da AppsFlyer aponta crescimento de jogos super fáceis 20 mill games foram analisados e trazem os anúncios dentro do app como oportunidade de monetização
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BuscarEstudo de Mobile Gaming da AppsFlyer aponta crescimento de jogos super fáceis 20 mill games foram analisados e trazem os anúncios dentro do app como oportunidade de monetização
ProXXIma
29 de novembro de 2019 - 7h37
Um novo estudo da AppsFlyer, empresa de mobile atribuição e análise de dados para aplicativos, revela que os jogos da categoria “Hyper Casual” (de mecânicas simples e fáceis de jogar), continuam tendo o seu momento de euforia na indústria mobile de games em 2019. Esses jogos estilo “clique-para-jogar”, leves e que oferecem diversão instantânea e altamente engajadora, têm nos anúncios a sua principal receita e agora são os que têm maior número de instalações em 50% dos mercados globais – um crescimento significativo desde 2018, quando eram topo do ranking de instalações em apenas 20% dos mercados.
O crescimento do gênero pode ser visto por todos os maiores mercados incluindo EUA, maioria da Europa e América Latina, e também Índia e Sudeste da Ásia. Além disso, o número de apps “Hyper Casual” nas lojas de aplicativos aumentou em 170% em 2019, três vezes mais comparado à indústria de games em geral.
O uso da monetização por meio de anúncios do gênero é um sucesso e está impactando o espaço de games inteiro, particularmente os “Core” games (que já requerem estratégia e são mais complexos para jogar, geralmente atraem os fãs de video-game), cuja participação nas receitas de anúncios in-app aumentaram 34% desde o começo de 2019.
“Conforme os jogos Hyper Casual continuam a atrair uma audiência mais ampla e maior número de jogadores, o uso de anúncios dentro do app como uma fonte de renda está crescendo, acelerando aumento por todos os gêneros de games”, diz Daniel Simões, diretor da AppFlyer no Brasil. “Para todos eles, é fundamental entender o equilíbrio da renda advinda dos anúncios in-app e das compras dentro do game”.
Menos usuários pagantes em jogos “Core” (mais complexos e estratégicos)
O crescimento dos Hyper Casual levou outros gêneros a adotarem anúncios como uma fonte de renda para compensar a queda no números de usuários que compram dentro do jogo. Junto com uma diminuição no número médio de instalações por aplicativo, o estilo “MidCore” (complexidade mediana) experimentam baixa de 46% do share de usuários pagantes. Os jogos “Hardcore” (alta complexidade, que trazem estratégia ou RPG) tiveram queda de 15% nos pagantes.
Somado à monetização, outra estratégia para superar a queda nos usuários pagantes, é gerar mais renda dos usuários atuais. Retargeting gerou uma alta média de mais de 50% entre usuários pagantes dentro dos apps de jogos, mais que o dobro da média da indústria. Mas mesmo assim, a técnica do retargeting ainda é incomum dentro de games.
Increased Stickiness, but Still a Way to Go
O número médio de dias que um usuário abre um aplicativo de jogo por mês está crescendo. O usuário médio está jogando com mais frequência, principalmente o gênero de “Social Casino”, com outros estilos também apresentando crescimento significativo.
Enquanto essa frequencia está aumentando, os jogos também são os apps mais desinstalados, sofrendo 34% de aumento em desinstalação do que os apps não-jogos, chegando a mais de 40% no decorrer de um mês.
Fraude in-app apresenta novo desafio
Apesar de fraude de instalações ser mais baixa nos jogos do que em outros apps, ela está crescendo. A complexidade e diversidade de eventos pós-download são um terreno fértil onde os fraudadores podem ser criativos e manipular desenvolvedores de formas mais difíceis de detectar.
“Oferecer diversidade aos jogadores faz com que eles encontrem games desenhados para sua exata preferência, então vemos aumento da fidelidade no mercado”, diz Brian Murphy, diretor de Games na AppsFlyer. “Enquanto isso é ótima notícia para o pessoal do marketing de apps, o aumento da adoção de novos modelos de precificação que conectam ações in-app, como por exemplo, níveis atingidos ou moedas coletadas, também aumentou o esquema de fraudes. Isso é um desafio mas também uma oportunidade. O marketing precisa estar vigilante para responder rapidamente e se protegerem”.
Leia o estudo completo aqui: https://www.appsflyer.com/State-of-mobile-gaming-2019-report
Metodologia
Amostra de dados
Agrupamento de gêneros de jogos
Todos os dados do estudo são medidos pela AppsFlyer; todos os dados são anônimos e agregados.
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