Por que o 5G é a nova onda tecnológica

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Por que o 5G é a nova onda tecnológica

Buscar
Publicidade


4 de fevereiro de 2022 - 6h10

(Crédito: shutterstock)

Super veloz, mais estável e ágil. A chegada do 5G ao Brasil vai permitir a expansão da internet das coisas (IoT) e a otimização de processos, abrindo um leque de oportunidades e aumentando a competitividade entre as empresas. Muitos setores e atividades serão redesenhadas, da educação à telemedicina, passando pelos pagamentos digitais, logística, transporte e impactando profundamente o marketing e o varejo.

O engajamento com o cliente em tempo real mudará a experiência de compra, que será cada vez mais dinâmica e personalizada. A realidade virtual ou realidade aumentada passará a ser parte do processo de escolha e pagamento dos produtos, tanto no e-commerce como nas lojas.

Casas e lojas inteligentes vão gerar dados para lojistas e fabricantes. Será possível saber, por exemplo, se a funcionalidade de um determinado produto está sendo bem utilizada ou se é preciso orientar melhor o consumidor para que ele aproveite todas as vantagens oferecidas.

O estudo State of Marketing, levantamento global de desafios e tendências em marketing realizado pela equipe de pesquisa do Salesforce, já aponta a necessidade das empresas investirem mais em inovação e na experiência personalizada do cliente, para gerar valor e reposicionar as marcas no mundo pós-pandemia. Entre os principais desafios dos profissionais do marketing estão o engajamento com o consumidor em tempo real, a inovação, criação de conteúdo criativo e coerente, tendo em vista a omnicanalidade. É preciso se perguntar: como usar a inteligência artificial para entender a jornada do cliente e melhorar minhas campanhas?

A maior conectividade vai permitir a análise, em tempo real, dos níveis de consumo e estoque, possibilitando a adequação tanto das estratégias de marketing como de estoque e produção. Os padrões de comportamento do consumidor poderão ser avaliados graças a sensores, dispositivos inteligentes e monitoramento omnidata. A internet das coisas oferecerá mais conveniência e facilidades ao consumidor, e também vai evitar desabastecimentos e gargalos logísticos como o que vimos no início da pandemia do coronavírus.

As redes 5G associadas à computação de ponta darão origem a uma nova era na eficiência da automação da robótica, porque suportam a comunicação entre centenas e até milhares de dispositivos, garantindo a transmissão de dados em grande escala. As fábricas inteligentes já estão em teste no País e resultados preliminares demonstram aumento de eficiência operacional, redução de custos e erros.

O 5G é, sem dúvida alguma, a próxima onda tecnológica e se tornará realidade mais cedo do que muitos imaginam. E embora a disseminação ampla dessa tecnologia esteja atrelada aos equipamentos e adequações que permitam sua utilização, é hora de repensar o negócio, avaliar os impactos dessa transformação digital e as mudanças que precisarão ser feitas para incorporar os novos recursos. Quem não se preparar agora corre o risco de ser engolido por essa onda num futuro breve.

Publicidade

Compartilhe

Veja também