Opinião
YouTube versus TikTok: quem vence?
Por enquanto, os dois. Ambos vão muito bem, obrigado. Você não precisa perder seu sono se preocupando com eles
Por enquanto, os dois. Ambos vão muito bem, obrigado. Você não precisa perder seu sono se preocupando com eles
7 de junho de 2022 - 9h32
Mas e no futuro de médio prazo? Aí o bicho pega para o YouTube, caso ele não passe por uma revolução de produto significativa e profunda.
E por que?
Bom, primeiro porque as plataformas tecnológicas, como você e eu, envelhecem. O Bezos, por exemplo, já previu o fim da Amazon para daqui a algum tempo. Da mesma forma, poderá possivelmente acontecer algo de desgaste futuro também com o formato e modus da plataforma YouTube ali adiante.
Aliás, o Facebook passa por um processo parecido. O primeiro sintoma foi estacionar e/ou começar a perder sua audiência nos EUA, passando a depender de crescimento em países menos desenvolvidos, como o Brasil, por exemplo. Depois, iniciou-se um movimento de afastamento dos mais jovens da rede social, processo que permanece. E assim, a curva de permanência no topo começou a dar sinais de menor poder e força.
No caso do YouTube, há também movimentos semelhantes ocorrendo.
Como nos conta um dos co-fundadores do Yard Couch, comediante e investidor ativo em crypto moedas, Isaiah Mccall, em sua coluna no Medium, de acordo com um relatório recente da Promo Research, o YouTube não é a plataforma de mídia social mais popular entre os adolescentes nos EUA. Esse título pertence ao TikTok. Sendo que o TikTok é a plataforma de mídia social que mais cresce no mundo. Em apenas três anos, o aplicativo de mídia social chinês acumulou mais de 1 bilhão de usuários ativos; e no primeiro trimestre de 2020, o TikTok gerou o maior download para qualquer aplicativo em um único trimestre.
Recentemente, o YouTube teve que criar um recurso “Shorts” com vídeos de 60 segundos na tentativa de imitar os vídeos curtos do TikTok. Isso levou o TikTok a dizer que eles lançarão vídeos longos de até 10 minutos para seus criadores.
Em 2022, é mais fácil se tornar um criador de conteúdo no TikTok do que no YouTube.
O YouTube tem tendido a se voltar mais aos artistas, músicos ou celebridades já estabelecidas, e a preferência dos outrora creators espontâneos e micro influentes da grande base da audiência está migrando para o TikTok.
Na opinião do Isaiah, como os vídeos de música são hoje os de maior acesso e sucesso no YouTube, “isso significa que quem controla os videoclipes, controla a plataforma de vídeo número um”. Ou seja, controle de uma indústria estabelecida e financeiramente forte.
Isaiah projeta: “O TikTok já está abrindo caminho para músicas exclusivas, que foram popularizadas por meio de sua plataforma. Se eles começarem a corroer o mercado de videoclipes, será um grande golpe para o YouTube. O YouTube claramente favorece os interesses corporativos e o estabelecimento sobre os criadores independentes”.
Não podemos considerar as verdades do Isaiah como a grande verdade absoluta, mas os movimentos que ele elenca, somados aos fatos de mercado indiscutíveis, apontam de fato para um desgaste do YouTube.
Lembremos, no entanto, que o YouTube segue sendo um gigante e deverá ser líder ainda por alguns anos. Em quanto tempo seu eventual futuro desgaste vai ocorrer, só mesmo ele, o próprio tempo, nos dirá.
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