Assinar

eBay Academy aposta no desenvolvimento do e-commerce na AL

Buscar
Publicidade
Notícias

eBay Academy aposta no desenvolvimento do e-commerce na AL

Pela primeira vez no Brasil, a plataforma de cursos e palestra capacitará empreendedores em estratégias de venda, marketing e entregas

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


26 de maio de 2023 - 6h03

eBay Institucional_Div

“Sempre terá novos impostos, ajustes e regulamentações”, comenta o diretor de comunicação do eBay, Raúl Bustamante (Crédito: Divulgação)

Com exclusividade para Brasil e Peru, a eBay Academy inaugura a primeira turma de profissionais que poderão acessar materiais para profissionalização do negócio. No programa de treinamento formativo, as empresas participaram gratuitamente de palestras, reuniões e aulas ministradas por parceiros. “O que queremos fazer para o negócio é ajudá-los a entender como usar nossa plataforma, aprender as melhores práticas e fazer deles um negócio mais bem-sucedido”, comenta Raúl Bustamante, diretor de marketing e comunicação para América Latina e mercados emergentes globais do eBay.

Dentre os temas abordados pela eBay Academy, estão as melhores práticas de usabilidade da plataforma do e-commerce, desde os primeiros passos até o gerenciamento de negócios. Ademais, as pequenas e médias empresas que estiverem matriculadas nas seis semanas de curso podem criar as próprias estratégias de marketing para atingir os 134 milhões de compradores globais. “Com essa amplitude de negócio, estamos falando de atingir cinco vezes a população disponível no Brasil, por exemplo. Essa é uma vantagem muito boa que o eBay oferece”, diz.

“Esperávamos que, ao lançar a eBay Academy, tivéssemos cerca de 400 empresas participantes, das quais aproximadamente 50 poderiam ser selecionadas para o programa”, ressalta. Segundo o executivo, as 50 empresas selecionadas que terminarem a formação podem ainda ser escolhidas para outros programas de desenvolvimento do eBay, como eBay Salles Program.

Parceiros estratégicos eBay

Com seis sessões online lecionadas pela especialista em desenvolvimento de negócios para América Latina no eBay, Irene Pedros, a plataforma exibirá conteúdos exclusivos de palestrantes. Dentre os principais parceiros, estão a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (Apex-Brasil), B2GO, Eshopex e Fedex. Para além das aulas, as empresas podem receber benefícios, como consultorias, soluções de parceiros eBay, treinamento de ferramentas e assinaturas gratuitas na loja do eBay por três meses.

Para escolher os parceiros, Bustamante conta que o eBay separou os associados em dois grupos. O primeiro são instituições ou agências que contribuem para impulsionar a prosperidade do comércio. “Estamos falando da Apex Brasil, que ajuda empresas que querem exportar. No segundo grupo, buscamos parceiros de logística como FedEx”, exemplifica. O executivo ainda ressalta a importância dessas parcerias em oferecer informações especializadas e educativas para vendedores.

De todo modo, o objetivo da certificação é que os profissionais passem a ser autônomos nas próprias estratégias de desenvolvimento. Dentre os critérios avaliativos do eBay Academy, estão o tipo de produto no qual o negócio se concentra, ter pelo menos cem itens disponíveis para venda e ter experiência em vendas online.

“A escolha por empresas que vendem localmente em outros players, redes sociais ou site próprios acontece pela familiaridade com o ambiente de exportação. Isso foi considerado vantagem por nós”, reitera. E acrescenta: “O fato de você não ser um negócio ou não ser aceito no programa de crescimento ou no eBay Academy não significa que você não possa começar a vender nada”.

Taxação de importações

No primeiro semestre deste ano, a taxação das importações por pessoas físicas foi um dos principais debates nas redes. Sobretudo dos indivíduos que utilizavam brechas na legislação para baratear o frete e importação de produtos. Empresas como Shopee e Shein enfrentariam o fim da isenção que configura as transações internacionais abaixo de US$ 50 – aproximadamente R$ 250 na cotação atual.

Para o diretor de marketing e comunicação do eBay, o comércio transfronteiriço foi extremamente intensificado pelo processo de digitalização, sobretudo com as possibilidades individuais de transação. “De acordo com dados, a estimativa é que o e-commerce atinja 30% do comércio global nos próximos anos. Essas empresas não ficam apenas sujeitas ao mercado de atuação, mas têm seus negócios alavancados com o crescimento de tendências”, sinaliza. Empresas locais têm aproveitado momentos de crise para exportar mais produtos e penetrar mercados internacionais ao aproveitar as diferenças de câmbio.

De todo modo, Bustamante ressalta que o eBay está alinhado com as regulamentações de cada mercado em que atua. “Sempre terá novos impostos, ajustes e regulamentações. Portanto, estamos sempre tentando estar alinhados para promover uma plataforma segura de venda”, finaliza.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação

    IBM e expectativas para 2025: sustentabilidade, segurança e automação

    Com IA como carro-chefe, executivos da empresa de tecnologia falam sobre as tendencias tecnológicas para o ano que vem

  • 10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce