Jeitinho brasileiro em Portugal
Antes de construir sua trajetória na Bullet, o vice-presidente de criação do Grupo Talkability, Cesar Leite, aprendeu com o mercado português
Por Amanda Boucault
Filme: O Grande Hotel Budapeste (Wes Anderson)
Hobby: tocar bateria
Banda: Foo Fighters
Viagem: Budapeste
A mudança para Portugal com os pais não impediu o brasileiro Cesar Leite de trilhar seu caminho na publicidade. Foi na Y&R Lisboa, em 1992, que o atual vice-presidente de criação do Grupo Talkability teve seu primeiro contato com o meio digital. “Portugal sempre teve uma postura confortável quanto a apostar no novo. E o jeito brasileiro de trabalhar ajudou a mudar o mercado português. Hoje, tanto lá como aqui, todos querem um trabalho igual ao melhor do mundo”, observa. Leite também atuou como diretor de arte na ZCDP Europe, agência inglesa que abriu escritório em Portugal no início dos anos 1990.
De volta ao Brasil em 1995, ingressou na Bullet. Quatro anos depois, se tornou diretor de criação da e-Bullet, divisão de web da agência focada no desenvolvimento de hotsites promocionais. Quando o Grupo Interpublic comprou parte da Bullet, em 2000, a unidade foi fechada, levando o publicitário para a área de promoção da agência, na qual chegou à diretoria de criação em 2003. Onze anos depois foi promovido a vice-presidente do Grupo Talkability, que engloba as agências Bullet Promo, Bullet Eventos, Bullet Trade e Inflama Rio.
Nas duas décadas de experiência na área, Leite realizou projetos para marcas como Mondelez, Volkswagen, Ambev, Unilever, Brasil Kirin, Sadia, PepsiCo e Samsung. De todas as suas criações, a campanha “Suas medidas”, desenvolvida para a DuPont, representa um momento especial para Leite. A iniciativa rendeu o primeiro prêmio de sua carreira, no Festival do Clube de Criação de São Paulo, em 1996. “Na época, ninguém usava Photoshop. Com o recurso, conseguimos criar a imagem da peça sem muita verba”, relembra. Depois disso, recebeu troféus em vários outros eventos, como New York Festival, Wave, D&AD, Amplo Globes Awards e APMA Worldwide Awards.