4 de março de 2024 - 6h00
Ao ler esse título, talvez você esteja pensando: “Esse cara é maluco. No ano em que o evento cria uma trilha específica sobre inteligência artificial (IA), ele vem aqui dizer que o evento não é sobre isso?”. Calma, vamos chegar lá.
No mercado de comunicação e marketing, é muito comum presenciarmos o comportamento de transformar as novidades (muitas vezes, tecnológicas) na “ideia do momento”, construindo uma simplificação exagerada da real transformação dessas tecnologias. É como se as resumíssemos a “truques de feira” para ressuscitar digitalmente um cantor falecido ou até mesmo recriar um atleta vivo, como vimos acontecer com IA, pelo simples motivo de “porque é possível”.
Nós somos melhores do que isso e precisamos enxergar além. IA é uma daquelas ferramentas incrivelmente poderosas que tem o potencial de revolucionar a sociedade como um todo. No entanto, seu maior valor não reside em suas capacidades técnicas. Tanto é verdade que, hoje, surgem novas ferramentas baseadas em IA a todo momento, e você provavelmente nunca ouviu falar de 99,9% delas.
O ponto crucial não é negar a revolução e o impacto do acesso generalizado à IA – a melhoria de produtividade, por exemplo, é inegável. O cerne da questão é como essa tecnologia impacta a vida das pessoas em uma camada mais profunda, como agrega valor real e amplia o bem que podemos fazer como empresas e, principalmente, como sociedade.
É aí que mora minha expectativa para o SXSW deste ano. No ano passado, no boom do ChatGPT, seria possível afirmar que nenhuma palestra passou em branco sem ao menos mencionar o potencial impacto que essa tecnologia teria nos mais diversos mercados e situações. Foi um momento de projeções, por diversas vezes beirando os cenários mais ficcionais que a pessoa poderia projetar. No evento deste ano, é hora de ver como o mundo já conseguiu extrair valor real destas aplicações. Estou ansioso para explorar e entender o quanto já foi possível avançar e gerar benefícios reais para as pessoas e os negócios.
Para isso, precisamos compreender profundamente como as pessoas pensam, seus comportamentos, dores e dinâmicas de vida. Isso inclui estar atento às tendências tecnológicas que irão moldar os próximos anos. Por isso, pretendo me aprofundar nas trilhas do evento que falam sobre estratégias de negócio, transformações no marketing e previsões dos impactos futuros da tecnologia em nossas vidas.
Entre as palestras do meu plano deste ano, selecionei três que considero interessantes para compartilhar:
“Beyond the Buzz: Navigating Hype Cycles in Advertising”, com Noor Naseer da Basis Technologies, promete uma análise aprofundada sobre como navegar pelo hype de todas essas tendências e conseguir compreender quando vale a pena investir ou apenas deixar passar;
O painel “The Death of the Purchase Funnel”, com os VPs da MailChimp, DoorDash e Edelman, propõe uma reflexão sobre como as jornadas de compra estão se transformando e qual é o novo modelo que se desenha.
E, claro, as master classes de projeção de futuro da Future of Today serão das mais concorridas. Elas se estenderão por quatro dias do evento e pretendem passar pela metodologia de foresight utilizada pela Amy Webb e seu time para projetar o impacto das tecnologias nos próximos anos.
O SXSW 2024 não deve ser apenas sobre inteligência artificial, mas sim sobre como essa e outras tecnologias emergentes estão redefinindo nossas vidas, nossos negócios e nosso futuro a partir da compreensão de nossas próprias dores e dilemas. Estamos em uma era de transformação contínua, e o SXSW é um microcosmo dessa realidade dinâmica e empolgante. Vamos explorar juntos essas possibilidades. Nos vemos lá!
Compartilhe
Veja também
-
SXSW 2025 anuncia mais de 450 sessões
Pertencimento e conexão humana estão entre os principais temas da programação do evento, que conta com 23 trilhas de conteúdo
-
SXSW 2025 terá Douglas Rushkoff, Amy Webb, John Maeda, entre outros
39ª edição do South by Southwest apresenta uma mescla entre veteranos e estreantes em sua grade de programação, composta por 23 trilhas