SXSW 2026: SP House cresce e dobra quantidade de conteúdo
Maior e mais centralizada, espaço amplia oportunidades de networking para projetar a criatividade brasileira
Entre 13 a 16 de março de 2026, SP House desembarca no South by Southwest pelo terceiro ano consecutivo. Maior e mais centralizada, a casa apresentará o tema ‘We are borderless. We are São Paulo’, que visa comunicar que São Paulo não tem limites ou fronteiras, é um receptáculo de influências de todo o Brasil e do mundo e que quer devolver algo novo e potente a partir dessas referências.

SP House destacará a arte urbana e musical do estado de São Paulo (Crédito: Divulgação)
O espaço é fruto de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo.
Conforme a Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marilia Marton, a missão principal da SP House transcende a geração de negócios imediatos, focando na construção de networking e no exercício de “soft power” para projetar uma imagem positiva e diversa do Brasil no cenário internacional, sobretudo da sua criatividade.
Nova localidade estratégica
Desta vez, a casa estará posicionada no epicentro de Austin, na esquina do cruzamento entre a Congress Avenue – principal avenida do centro da cidade – e a Third Street. Em 2025, esse terreno recebeu a casa Dubai, onde houve exposições imersivas.

Casa São Paulo vira SP House no SXSW 2025
Conforme Marilia, o projeto ocupará o terreno inteiro, o dobro do espaço utilizado por Dubai. São 2,2 mil m², quase o dobro do espaço da edição de 2025, que foi de 1,2 mil m². Segundo a executiva, o espaço já estava pré-reservado, mas a Secretaria deu um lance maior e conseguiu a reserva.
O Governo do Estado elegeu o espaço pensando na nova organização do festival, que, em 2026, não terá o Convention Center como núcleo das principais palestras e exposições do SXSW. Agora, a programação se concentra nos hotéis do centro da cidade. Assim, a expectativa dos organizadores é receber mais participantes que estão em deslocamento entre um painel e outro.
Na nova localidade, o espaço é 20% maior, o que permitirá que o órgão receba mais delegações. O terreno pode receber 600 pessoas simultaneamente e 4 mil pessoas por dia. Em 2025, a SP House recebeu 15 mil participantes de 64 países. A expectativa de público para 2025 é de 16 a 17 mil pessoas.
Outra métrica que deve aumentar é o tempo de permanência no espaço, pois desta vez a SP House vai hospedar food trucks para que o público almoce e faça lanches no local. É a primeira vez que a SP House terá uma praça de alimentação.
Conteúdo da SP House
O espaço aberto será dividido em containers que formarão pavilhões em torno de um jardim central, projetada para maximizar a permanência e a conectividade. O Ideas Pavilion receberá 100 pessoas para encontros globais diariamente das 10h às 16h. Sua entrada será inspirada no Beco do Batman, área de arte urbana da capital. Já o Business Pavilion, com capacidade para 40 pessoas, recebe palestras talks e eventos paralelos de marcas parceiras entre 10h e 15h.
Serão, ao todo, 58 horas de conteúdo – em 2025 foram 32 horas – que terão como temáticas principais inteligência artificial, inovação, realidade estendida, sustentabilidade, biodiversidade, arte e música.
A SP House negocia com o SXSW a transmissão de alguns painéis do evento ao vivo na casa, como fez este ano, e a possibilidade de sediar eventos da programação oficial do evento lá.
Dois contêineres abrigarão estúdios para gravação de podcasts. Um deles já está reservado para conteúdos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Além disso, o local terá espaços para rodadas de negócios, salas de reuniões, uma área dedicada a exposições imersivas, um Artists Valley dedicado à arte paulista contemporânea, a Banca São Paulo, para lançamentos de livros e exposições de produtos fonográficos, e o Music Space, palco para palestras e apresentações musicais, que aumentará em relação a 2025.
Na visão de Marilia, o SXSW é um ponto de encontro estratégico onde profissionais que não se encontram no Brasil conseguem se conectar.
As faces externas dos contêineres serão revestidas com painéis de LED para projeções de arte urbana.
Patrocinadores da SP House
Atualmente, a SP House já conta com o patrocínio da Fundação Itaú e da Prefeitura de São Paulo confirmados. A Globo terá um espaço para ativação de conteúdo. A organização negocia com outras empresas do estado para completar o time de patrocinadores. Um dos estúdios de podcast está disponível para assinatura de um patrocinador.
