Em 2026, SXSW promete colocar questão humana no centro
Festival divulga mais de 250 sessões que, segundo a organização, compartilham da mesma busca: responder a como as transformações impactam a humanidade

SXSW 2026 acontecerá de 12 a 18 de março em Austin, no Texas (Crédito: Divulgação)
O South by Southwest (SXSW) divulgou, nesta terça-feira, 4, mais de 250 sessões que acontecerão na 40ª edição do festival, que será realizada de 12 a 18 de março de 2026. Dessa leva, três temas se sobressaem: inteligência artificial (IA), marketing e saúde. De acordo com a organização, todos os paineis que passaram pelo crivo da curadoria compartilham da mesma busca: responder a como as transformações impactam a vida humana.
Como era de se esperar, IA continuará sendo um tópico transversal no evento. A Anthropic, uma das competidoras da OpenAI — e que foi, inclusive, fundada por ex-funcionários da empresa — será representada por Thiyagu Ramasamy, head of global public sector da companhia, dona do assistente de inteligência artificial (IA) Claude, no painel Designing AI for the Worst Day of Your Life.
O tema também será debatido no painel How We Could Lose Control: Avoiding the Paths to Runaway AI, com o físico Anthony Aguirre e o especialista em ética na tecnologia Tristan Harris.
A evolução dos streamings e a influência desses serviços na produção cinematográfica e televisiva também terá espaço na programação. A Paramount, que há algum tempo cobiça a Warner Bros. Discovery, será representada por William Tran, vice-presidente sênior de business and legal affairs da companhia, na sessão Streaming Without Borders: Navigating Film Productions.
Já Dave Perry, vice-presidente de digital & social marketing da Paramount+, estará no debate The Creator Strategies Needes to Reach Gen Z & Gen Alpha. A creator economy também será discutida na sessão An Influential Conversation with Jordan “The Stallion”, ator conhecido pela série de vídeos Fast Food Secrets Club. Ele conversará com Chris Detert, CCO da Influential, uma das maiores empresas globais de marketing de influência, adquirida em 2024 pelo Publicis Groupe.
Na trilha brand & marketing, Darren Traub e Elizabeth Cohen, do Crunchyroll, Robin Tilotta, do Twitch, e Uzma Rawn Dwoler, da Major League Baseball, falarão sobre como marcas, talentos e creators estão recorrendo ao anime como narrativa para construir realidades imersivas e presença na cultura pop.
Os temas que o SXSW vai priorizar
De acordo com a organização do SXSW, a leva de sessões e painelistas divulgadas nesta terça, 4, é resultado de semanas de votações. Além dos temas já citados, a programação cobrirá assuntos como psicologia do marketing, DNA e importância da paz para a saúde global.
Os organizadores afirmam que, embora a IA venha dominando como tópico mais popular dentre as sugestões recebidas, o PanelPicker deste ano observou um aumento significativo de sessões que abordam o impacto da tecnologia na humanidade e como a sociedade pode evoluir para proteger a expressão humana e a criatividade.
Depois de IA, branding e marketing responderem por cerca de um terço de todas as sugestões enviadas ao PanelPicker. Nessa área, as propostas focaram em temas como a evolução do comportamento humano, como as marcas podem fazer mais com menos e a relação dos anunciantes com creators e comunidades.
O terceiro assunto mais popular é saúde, com sugestões que foram da inovação e dos avanços na medicina à ascensão da longevidade e o debate sobre saúde mental. Dez por cento de todas as sessões sugeridas focam tópicos como bem-estar, gerenciamento de estresse e ansiedade e avanços de terapias.
“Neste ano, um tema se sobressaiu sobre todo o resto: humanos. Em todas as nossas tracks – Tech & AI, Cities & Climate, Creator Economy, Culture, Design e outras – as sugestões de sessões fazem a mesma pergunta: ‘Como isso impacta os humanos e a humanidade?’ Dessas sugestões, nosso time de programação fez uma curadoria de sessões para responder a essa e a muitas outras questões. Seja essa a sua 40ª ou primeira vez no SXSW, não queremos que você fique de fora”, disse Greg Rosenbaum, vice-presidente sênior de programação do SXSW.
