Comunicação

Anthropic lança primeira campanha para promover o Claude

Criada pela Mother, peça institucional apresenta a inteligência artificial como parceria, não só facilitadora

i 18 de setembro de 2025 - 17h05

Anthorpic

Campanha apresenta a IA como solução para problemas difíceis (Crédito: Divulgação)

*Do Ad Age

A Anthropic está promovendo sua primeira campanha institucional voltada para seu assistente de IA, Claude, intitulada “Keep thinking”.

A plataforma apresenta Claude como uma companhia para qualquer um que não consegue resistir a uma situação complicada — seja um programador que gosta das madrugadas, um pesquisador um pesquisador mergulhado em notas de rodapé ou um curioso atrás da próxima grande ideia.

É um momento de visibilidade para uma empresa que, até então, dependia quase só do boca a boca. A campanha estreia um filme de 90 segundos que captura a inspiração que surge em momentos que quebra-cabeças são solucionáveis.

A campanha será veiculada, nos Estados Unidos, durante programações esportivas na TV aberta, bem como na Netflix e Hulu. Anúncios impressos serão colocados no New York Times e The Wall Street Journal, enquanto mídia out-of-home é usada para impactar consumidores — indo desde os próprios pesquisadores da Anthropic até a equipe por trás da inusitada e viral Poetry Camera, criada com o Claude.

A Initiative foi responsável pelo planejamento e pela compra de mídia da campanha. A criação é da agência Mother.

Segundo Andrew Stirk, head de marketing e marca na Anthropic, campanha é, ao mesmo tempo, um grito de guerra e uma promessa: para a indústria, é necessário ser responsável com o uso de IA; para os solucionadores de problema, aquilo que era impossível agora pode se tornar alcançável.

“A Claude é para aqueles que não enxergam a IA como uma simples facilitadora, mas como parceria para auxiliar nos desafios mais complicados”, explica o executivo ao Ad Age.

Felix Richter, CCO global da agência Mother, diz ao Ad Age que “o filme enxerga nossos problemas diários e apresenta a IA como uma solução, ao invés de ameaça — e isso é verdade. O mundo é cheio de dificuldades, e não existe momento melhor para lidar com eles”.

Sobre a Claude

Fundada por sete ex-pesquisadores da OpenAI, a Anthropic estabeleceu a meta de construir uma IA poderosa que pudesse ser segura para a humanidade. Com base nisso, a campanha “Keep thinking” leva a uma ideia simples: a Claude não está tentando pensar por você, mas sim sentar à mesa com você.

O modelo de IA foi desenvolvido para refletir, questionar e até contra-argumentar — o que, segundo a Anthropic, resulta em menos erros e em uma resolução de problemas mais criativa.

Ferramentas como “Learning mode” e “Extended thinking mode” dão aos usuários uma ideia de como funciona o processo de ‘raciocínio’ da Claude, tornando a IA uma parceira, e não apenas facilitadora.

A Anthropic afirma que, aqueles que se identificam como solucionadores de problemas, são atraídos pelo produto para enfrentar trabalhos complexos, como programação, pesquisa e pensamento estratégico.