Aza Raskin e outros keynote speakers do SXSW 2026
Cofundador do The Earth Species Project abordará da IA na decodificação da linguagem de outras espécies e o impacto sobre a vida humana
Aza Raskin será um dos keynotes da edição 2026 do SXSW, que ocorrerá entre os dias 12 e 18 de março.

Aza Raskin, cofundador da The Earth Species Project (Crédito: Reprodução/LinkedIn)
No painel A natureza fala: a IA pode nos ajudar a escutar?, o cofundador da The Earth Species Project, especializada no entendimento aprofundado de interespécies, irá abordar, justamente, como a inteligência artificial (IA) tem sido aplicada para decodificar linguagens de outras espécies, revelando o impacto da superação dessa barreira sobre o futuro da humanidade.
Em nota, Greg Rosenbaum, vice-presidente sênior de programação do SXSW, afirma que o trabalho de Raskin é o tipo de conteúdo para qual o SXSW foi criado. “Especialistas destrinchando avanços científicos que parecem saídos das nossas imaginações mais ousadas”, diz.
A proposta da 40ª edição do festival é, justamente, responder a como as transformações em IA, marketing e saúde refletem na vida humana.
As demais sessões anunciadas seguem tendo a tecnologia — e a criatividade — como centro. Abordando o futuro das notícias, juntam-se em painel Jennifer H. Cunningham, da Newsweek; Rebecca Grossman-Cohen, do The New York Times; Betsy Reed, do The Guardian; e Alexis Williams, da Stagwell. Eles não apenas defenderão o jornalismo no cenário atual, mas explorarão os caminhos para que a indústria publicitária retomem o engajamento com o setor.
Já Greg Greenberg, diretor executivo de criação da TBWA\Media Arts Lab, integra a sessão A técnica ainda vence: o papel insubstituível do instinto humano, do gosto e da emoção. Seu discurso deverá abordar o papel do ser humano, do senso estético e da inteligência emocional em meio ao avanço da IA.
A pauta do futurismo será tocada por grandes nomes. Sam Jordan, estrategista e pesquisador do Future Today Strategy Group, apresentará um framework prático para reverter a ordem tradicional das operações por meio da tecnologia; enquanto Niall Firth, editor executivo da MIT Technology Review, apresentará as 10 tecnologias disruptivas de 2026.
Tradicionalmente, Amy Gallo marcará presença no SXSW debatendo por que o trabalho parece tão injusto e os reflexos da incapacidade de ter conversas difíceis sobre as organizações. Também está prevista uma conversa com Alex Blania, CEO da Tools for Humanity.
O primeiro dia do SXSW coincidirá com o último dia do SXSW Edu. De forma inédita, participantes do SXSW Edu poderão ter acesso à programação do festival de inovação, Film & TV e Music, com algumas exceções, no que a organização batizou de Crossover Day.
A principal palestrante da ocasião será a jornalista Jennifer B. Wallace. Ela trará à audiência um framework para enfrentar a solidão, o burnout e a falta de propósito que assola a população mundial atualmente.
Hall da Fama
Anualmente, o SXSW reconhece uma personalidade que se destaca por seus feitos na indústria e, neste ano, inclui José Andrés em seu tradicional Hall da Fama. O premiado chefe e escritor é fundador da World Central Kitchen, uma organização sem fins lucrativos especializada em fornecer ajuda alimentar após desastres naturais e humanitários.
Além disso, fundou o Global Food Institute, para para desenvolver novas políticas alimentares inovadoras e treinar a próxima geração de líderes em parceria com a George Washington University. Andrés também será atração nas featured sessions.