Mulheres são maioria no segmento de games

Buscar

Mulheres são maioria no segmento de games

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Mulheres são maioria no segmento de games

Smartphones lideram, pelo terceiro ano consecutivo, como principal plataforma de jogos


4 de abril de 2017 - 12h01

 

Capturar3

Em grande crescimento, mercado de games foi explorado na quarta edição da Pesquisa Game Brasil, trazendo o cenário atual e os hábitos de consumo nas principais plataformas. Realizada pela SIOUX, agência de tecnologia interativa, pela Blend New Research, empresa de pesquisa especializada em consumo, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM, a pesquisa traça o perfil do gamer.

Seguindo os mesmos processos dos anos anteriores, a pesquisa teve a participação de 2.947 pessoas entrevistadas no Brasil, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.

Os gamers brasileiros podem ser considerados como multiplataforma, já que 74% jogam em mais de um dispositivo. O smartphone continua o mais popular (77,9%), seguido de computadores (66,4%) e consoles (49%). Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 6,1% dos entrevistados se consideram “hardcore gamers”. A maioria se identifica como um consumidor casual, que utiliza os jogos somente como uma forma simples de entretenimento (54,1%).

Consolidando sua presença no mercado, pelo segundo ano consecutivo, as mulheres representam a maioria dos jogadores no país (53,6%). Porém, para elas, o game não é colocado como prioridade no momento de entretenimento, preferindo, antes, ir ao cinema, sair com os amigos e acessar as redes sociais.

A plataforma mobile é a preferida por 53,3% das mulheres para jogar. Como justificativa, apontaram a mobilidade, seguida da praticidade. Quando jogam em console, costumam jogar mais socialmente (na companhia de seus amigos em casa) comparado com os homens (71% delas jogam acompanhadas contra apenas 55% dos homens).

A categoria de jogos preferida foi estratégia (50,9%), seguida de aventura (45%). Os jogos de ação, corrida e esportes marcam presença apenas no Top 5 dos homens, enquanto jogos de cartas, match three e trívia são aqueles que completam o ranking feminino.

Com a mobilidade dos devices, 60,7% dos entrevistados afirmam jogar quando estão em deslocamento. Contudo, ao contrário das pesquisas anteriores, este não é mais o momento de maior consumo de jogos, já que 71% dos gamers também afirmaram utilizar o smartphone para jogar em casa.

Das pessoas entrevistadas, 76,1% afirmaram ter o costume de baixar algum tipo de aplicativo de jogos em seu smartphone. Das atividades diárias realizadas, 68,2% enviam mensagens de texto (WhatsApp, Viber, entre outros) e 69,6% acessam redes sociais. Jogar diariamente no celular é hábito de 46,6% dos gamers da amostra.

Consoles e marcas
Apesar da oitava geração (Xbox One, PS4, Wii U) completar pouco mais de três anos, o Xbox 360 é o console mais popular, utilizado por 44,2% dos gamers, seguido do PlayStation 3 (29,2%) e PlayStation 2 (26,5%). Em termos de preferência o PlayStation 4 assume a liderança com 30,7% dos gamers entrevistados, deixando o Xbox 360 em segundo lugar, com 28,6%, tirando a sua liderança de 2016.

A avaliação feita pelos gamers brasileiros dos jogos de console dublados aponta que 45,1% atribuem qualidade boa, 34,9% regular e 15,6% excelente. Da modalidade de jogo preferida, Ação e Aventura obteve 44,3%, seguida de Tiro (31,5%) e Esportes (23,8%).

A pesquisa também identificou a preferência por marcas no segmento de smartphones, consoles e o jogo mais popular entre os entrevistados. Em mobile, a Samsung lidera com 37%; em consoles, a Sony (PlayStation) está na frente, com 59%; e o jogo com maior popularidade de 2016 foi FIFA.

Pokémon Go

Apesar da grande cobertura no lançamento, dos entrevistados, 29,1% jogaram por poucos dias, para ver do se tratava. 28,9% afirmaram ter jogado por alguns meses, e 23,7% da amostra disse continuar na jornada de captura dos Pokémons.

Em relação ao ganho financeiro, 17,2% dos jogadores de Pokémon Go gastaram dinheiro dentro do game. Desses, 71,4% afirmaram que tais compras valeram a pena e 70% disseram que gastariam dinheiro novamente no jogo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário