Assinar

Veja as campanhas mais premiadas do mundo no Cannes Lions 2025

Buscar

Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Cannes

Veja as campanhas mais premiadas do mundo no Cannes Lions 2025

Festival terminou com a distribuição de 828 troféus, incluindo 34 Grand Prix, e consagrou campanhas dos Estados Unidos, França, Singapura, Índia, Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido entre as melhores do ano


1 de julho de 2025 - 6h00

“Caption With Intention”, da FCB Chicago: legendagem mdernizada e 3 Grand Prix na bagagem (Brand Experience & Activation, Design e Digital Craft)

A 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade, realizado de 16 a 20 de junho, promoveu a entrega de 828 troféus para as campanhas concorrentes. Na semana seguinte, após a crise que terminou com a cassação do Grand Prix de Creative Data, a brasileiras DM9 precisou devolver 12 Leões, o que fez esse total cair para 816.

Apesar de ter perdido esses 12 Leões no cômputo geral, o Brasil foi o segundo país mais premiado, atrás apenas dos Estados Unidos. A França surpreendeu e ficou em terceiro lugar, à frente de Reino Unido. Mais atrás, aparecem Índia, Austrália e Alemanha. Canadá, Singapura e México fecham a lista dos dez primeiros.

O ranking de campanhas mais premiadas do festival, elaborado por Meio & Mensagem, é o mais multicultural dos últimos anos, com cases dos Estados Unidos, França, Singapura, Índia, Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido.

Não fosse a retirada de troféus da DM9, o Brasil também teria uma campanha na lista, em oitavo lugar: “Plastic Blood”, da DM9 para Oka Biotech, que somou 72 pontos, graças às conquistas de 3 Ouros (Brand Experience & Activation, Design e Print & Publishing), 3 Pratas (Brand Experience & Activation, Design e Industry Craft) e 2 Bronzes (Direct e Outdoor). O case transformava uma ameaça invisível — o microplástico em nossos corpos — em experiência de marca, ao propor a impressão em 3D de itens plásticos do dia a dia, usando microplásticos extraídos do sangue humano, com o objetivo de chamar atenção para que o público exigisse alternativas biodegradáveis. Entretanto, segundo o Cannes Lions, informou no dia 27, que o “nível de legitimidade” do case “não atende aos padrões necessários” para a premiação. A DM9 reconheceu, informando que os trabalhos retirados do festival após a premiação “apresentavam inconsistências graves relacionadas à veracidade ou legitimidade dos trabalhos apresentados”.

Confira, a seguir, o ranking das dez campanhas mais premiadas do mundo no Cannes Lions 2025

1ª “Caption With Intention”, da FCB Chicago para Academy of Motion Picture Arts & Sciences, Rakish e Chicago Hearing Society (185 pontos)
3 Grand Prix (Brand Experience & Activation, Design e Digital Craft), 1 Titanium Lion, 3 Ouros (Digital Craft, Entertainment e Innovation), 2 Pratas (Brand Experience & Activation e Entertainment) e 2 Bronzes (Brand Experience & Activation e Creative B2B)
A iniciativa moderniza a legendagem de vídeos, propondo um novo sistema que busca corrigir problemas do anterior, desenvolvido em 1971, adicionando emoção, contexto e clareza ao texto, com o uso de cores e animação. A tecnologia de código aberto foi disponibilizada para toda a comunidade de produção cinematográfica e audiovisual.

2ª “Three Words”, da Publicis Conseil para Axa (156 pontos)
3 Grand Prix (Titanium, Creative Business Transformation e Direct), 2 Ouros (Creative Strategy e PR), 4 Pratas (Creative Strategy, Direct, Glass e PR) e 1 Bronze (Direct)
A seguradora francesa ajustou a linguagem de suas apólices de seguro residencial para proteger vítimas de violência doméstica. Anteriormente, as apólices garantiam realocação emergencial para vítimas de incêndios e inundações. A mudança adicionou apenas três palavras: “e violência doméstica”.

3ª “Vaseline Verified”, da Ogilvy Singapura para Unilever (136 pontos)
2 Grand Prix (Health & Wellness e Social & Creator), 1 Titanium Lion, 1 Ouro (Media), 4 Pratas (Direct, Media, PR e Social & Creator) e 1 Bronze (PR)
A campanha reuniu hacks virais da internet (vídeos nos quais os usuários compartilham dicas e truques) que usavam vaselina para as mais diversas finalidades e pediu que cientistas da Unilever testassem as indicações para dizerem se as aplicações sugeridas realmente funcionavam ou não.

4ª “Lucky Yatra”, da FCB India para Indian Railways (130 pontos)
1 Grand Prix (PR), 6 Ouros (Brand Experience & Activation, Creative Business Transformation, Creative Commerce, Direct, Outdoor e PR), 1 Prata (PR) e 1 Bronze (Outdoor)
Buscando mudar o comportamento de consumidores que viajam de trem sem bilhete, a campanha transformou as passagens em loteria. Todos os dias, um bilhete de trem poderia ganhar 10 mil rúpias, e todas as semanas, 50 mil rúpias.

5ª “Price Packs”, da Serviceplan Munich para Penny (105 pontos)
1 Grand Prix (Print & Publishing), 3 Ouros (Brand Experience & Activation, Direct e Outdoor), 3 Pratas (Brand Experience & Activation, Creative Commerce e Design) e 3 Bronzes (Design, Direct e Outdoor)
A rede alemã de supermercados imprimiu de forma bastante visível os preços dos produtos nas embalagens de suas marcas próprias, como promessa de estabilidade de preços em meio à inflação. Assim, ajudou os consumidores a identificar ofertas ao lado dos preços mais altos de grandes marcas.

6ª “The best place in the world to have herpes”, da Finch Sydney e Motion Sickness Auckland para New Zealand Herpes Foundation (96 pontos)
2 Grand Prix (Grand Prix for Good e Lions Health Grand Prix for Good), 2 Ouros (Film e Health & Wellness) e 2 Bronzes (Entertainment e Sustainable Development Goals)
Em comercial bem-humorado, um ex-técnico de rúgbi lamenta que, após ser invejada por seus atletas, a Nova Zelândia sumiu do mapa, mas pode recuperar espaço liderando ação de desestigmatização do herpes: “Nenhum outro país é forte o suficiente para lidar com esse problema”, diz ele.

7ª “Haaland Payback Time”, da David Nova York para Clash of Clans (80 pontos)
1 Grand Prix (Entertainment for Sport), 2 Ouros (Entertainment e PR), 2 Pratas (Brand Experience & Activation e Entertainment for Sport) e 2 Bronzes (Direct e Entertainment for Gaming)
Aproveitando que Erling Haaland, atacante do Manchester City, é um dos jogadores de Clash of Clans, o game o usou para ser a primeira pessoa real retratada no jogo, abrindo, assim, a possibilidade de outros jogadores o atacarem e roubarem os recursos que ele passou uma década construindo e acumulando. Como é difícil derrotar Haaland em campo, a campanha deu aos fãs a chance de fazer isso no mundo dos games.

8ª “Real Beauty: how a soap brand created a global self-esteem movement”, da Ogilvy UK para Dove (67 pontos)
2 Grand Prix (Creative Strategy e Glass) e 1 Prata (Creative Effectiveness)
A campanha, que incentiva redefinição nos padrões de beleza, foi premiada pela sua longa duração, completando mais de 20 anos no ar, construindo marca e gerando negócios, ao mesmo tempo em que impacta os consumidores e a cultura em geral.

9ª “Paris Paralympics 2024: Considering what?”, da 4Creative London para Channel 4 (66 pontos)
1 Grand Prix (Film), 2 Ouros (2 em Film Craft) e 2 Bronzes (Film e Film Craft)
O filme enfatiza que os atletas paralímpicos são tão humanos quanto qualquer outra pessoa, mostrando que a gravidade, o atrito e o tempo — e não suas deficiências — são os verdadeiros obstáculos em sua busca pela glória atlética.

10ª “Olympic Games Opening Ceremony”, da Paname 24, Auditoire, Double 2, Obo, Havas Paris e Havas Events para Paris 2024 (66 pontos)
1 Grand Prix (Outdoor), 1 Ouro (Entertainment for Sport) e 3 Pratas (Brand Experience & Activation, Entertainment e Outdoor)
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, realizada ao longo do Sena, contou com uma procissão de barcos transportando atletas em diversas performances, além de artistas como Lady Gaga a Gojira.

Publicidade

Compartilhe