Assinar

ESG pra gringo ver na tragédia do litoral norte de SP?

Buscar
Publicidade
Opinião

ESG pra gringo ver na tragédia do litoral norte de SP?

Tragédia no litoral norte de SP escancara falta de comprometimento das marcas


27 de fevereiro de 2023 - 6h00

Tragédia em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo

Tragédia em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo (Crédito: Reprodução/Depcom/Pmss)

Mundo pós-pandemia, eleições, descaso ambiental e tragédias como a ocorrida no litoral norte no último carnaval. Parece manchete de jornal de filme sobre o colapso da Terra. Mas é vida real! 

Esse momento de transformação requer uma reavaliação das ações tomadas para construir um futuro melhor. A ausência de atitude diante do desastre no litoral norte do Estado de São Paulo mostra a falta de comprometimento das marcas nesse processo, logo elas, que têm um papel essencial para desempenhar na construção de uma sociedade melhor, empreendendo em práticas ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança).

Organizações como Gerando Falcões, Central Única das Favelas (CUFA), Alimentando o Bem e Ação da Cidadania se organizaram para dar suporte. Mas do outro lado, enquanto o abre-alas passava regado de muita festa, glitter, conteúdos de marcas com celebridades e influenciadores com ainda mais destaque, a enxurrada descia o morro com milhares de desabrigados. O silêncio da maioria das marcas foi / está ensurdecedor.

Poucas empresas como: Ambev, Mercado Pago, EMS, Avantto e iFood se manifestaram com suporte para a região. Mas se compararmos o montante de marcas brasileiras que divulgam via Linkedin e Relações Públicas os seus “comprometimentos” com ESG, a conta não fecha.

Eu tinha outro tema para abordar na coluna deste mês, mas precisamos dessa reflexão. Não apenas como responsáveis por marcas, mas como humanos. Este não é o momento de silêncio, mas o de usar os recursos e criatividade para fazer a diferença e mostrar na prática que os comprometimentos com a sociedade extrapolam estratégias de PR Stunt e awareness.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria

  • Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços