Tatiana Marinho: “por que uma mulher preta como CEO de agência é ainda tão surpreendente no nosso mercado?”
Para presidente da Gana, conquista da posição atual a motiva a ser uma referência para que outras mulheres cheguem aonde está
Tatiana Marinho: “por que uma mulher preta como CEO de agência é ainda tão surpreendente no nosso mercado?”
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Marina Vergueiro
17 de julho de 2023 - 8h11
Quando chegou em São Paulo em 2001, a sócia e CEO da agência Gana, Tatiana Marinho se impressionou com o frio. Baiana e workaholic, faz questão de falar que no futebol é torcedora do Bahia. Adaptou-se facilmente com o estilo de vida da nova cidade, principalmente com a diversidade cultural que lhe foi apresentada por conterrâneos que a acolheram.
Tatiana quase se formou em direito por influência materna, mas acabou optando por administração de empresas onde encontrou seu verdadeiro propósito de carreira e de vida. “Nunca fui muito de humanas, sempre fui da física, da matemática, da química, sempre gostei muito de números”, conta.
Filha de mãe solo de três mulheres, Tatiana faz questão de mencionar a importância da mãe em sua trajetória de vida e profissional. “Após ter três filhas, minha mãe viu a necessidade de estudar para poder oferecer uma boa educação e condição de vida para nós. Ela se formou em duas faculdades, Contabilidade e Direito e depois se tornou delegada. Ela sempre dizia que a maior herança que ela poderia nos deixar era a educação. Foi graças a ela e a essa base que ela me deu que eu cheguei aqui aonde estou”, conta.
A executiva, que em 2023 assumiu a Diretoria Financeira da Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de SP), iniciou sua carreira na publicidade em 2001, na Rede Interamericana de Comunicação como supervisora administrativa, onde ficou por 3 anos cuidando de marcas, patentes e contratos. Durante esse período, conseguiu realizar o sonho de cursar Controladoria na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
Inquieta, está sempre à procura de novos desafios e por isso aceitou uma proposta de voltar a Salvador para assumir a gerência administrativa e financeira da empresa, onde permaneceu até 2008. Mas foram os próximos passos que a possibilitaram ocupar o espaço em que se encontra hoje. Tatiana enfatiza que suas passagens pela NBS e Dentsu foram onde verdadeiramente construiu sua carreira. “Eu era aquele financeiro que não aceitava ficar só na execução. Comecei a me meter na operação e ia na mídia, no atendimento, na produção. Queria entender o processo, porque tem impacto no financeiro. Quando eu vi, já estava totalmente imersa na área de operações”, relembra.
Comunicação Plural
Tatiana chegou à Gana, inicialmente como COO, em novembro de 2021. Assume como sócia em 2022 e CEO em meados de 2023, sendo a única mulher preta a ocupar esse cargo no mercado publicitário brasileiro. Fundada em janeiro de 2021 por Ary Nogueira e Felipe Silva, a Gana é uma agência de publicidade full service, que impacta o mercado com o objetivo de fazer comunicação da perspectiva das múltiplas vivências do povo brasileiro. Com um time 100% preto distribuído em todas as regiões do país, a Gana trabalha com a inteligência sobre o Brasil de verdade.
“Por conta desse DNA, constantemente ainda sofremos com grandes clientes, grandes empresas, inclusive multinacionais, que nos procuram colocando sempre em um quadrado de diversidade, como se só pudéssemos fazer trabalhos de diversidade. Não, nós somos uma agência diversa, mas nós trabalhamos para qualquer coisa”, conta.
Atualmente, a Gana conta com 63% de liderança feminina, fazendo a equidade de gênero ser um dos pilares da operação. “Começa pela contratação. Quando contratamos, por exemplo uma dupla de criação, pensamos se vamos trazer mais dois homens ou duas mulheres? Buscamos o equilíbrio. Trabalhamos a equidade como um todo, desde a contratação, posição e salários, como também na autonomia, na escuta e no respeito”. A agência ainda possui um trabalho sólido de diversidade e inclusão de grupos sub-representados como profissionais LGBTQIA+ e pessoas com mais de 50 anos. Sob a liderança de Tatiana, em menos de 2 anos, a agência tem em seu portfólio trabalhos para clientes como iFood, Netflix, Facebook, Havaianas, Kuat, Budweiser e Spotify.
Sendo a única CEO preta entre as lideranças de agências de publicidade, Tatiana acredita que não tem motivo para comemorar. “Por que isso soa tão surpreendente para as pessoas? Com tantas mulheres pretas super capazes no mercado… Por outro lado, me motiva a ser uma referência pra que outras mulheres cheguem aonde eu estou”, afirma.
Como nem só de trabalho ininterrupto se constrói uma carreira, Tatiana também reserva tempo para momentos de lazer nos quais gosta de se dedicar a explorar a diversidade cultural de São Paulo e também a leitura. Como livros de cabeceira, faz questão de mencionar a biografia de Sueli Carneiro “Continuo Preta”, de Bianca Santana; “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola Estés; e “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg. Na TV, não consegue pular um episódio de Grey’s Anatomy e Succession. E, claro, sempre abre espaço na agenda para um vinho com amigos ou momentos de ócio total em que se dedica a descansar.
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