As 20 melhores campanhas de 2016

Buscar
Publicidade

Comunicação

As 20 melhores campanhas de 2016

Premiadíssima “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images, lidera ranking


23 de dezembro de 2016 - 10h00

"Infinitas Possibilidades", da Almap BBDO para Getty Images. Foto: Divulgação

“Infinitas Possibilidades”, da Almap BBDO para Getty Images. Foto: Divulgação

Uma ideia aparentemente sim­ples: partes de rostos de anô­nimos formando a fisionomia de personalidades públicas como o papa Francisco, a chanceler alemã Angela Merkel, o prínci­pe Charles e o Dalai Lama. Mas, como uma execução primorosa na campanha criada pela Almap­BBDO para o banco de imagens Getty Images. O trabalho é o mais premiado do País em 2016, ten­do somado, entre outros, 8 Leões em Cannes (2 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes) e um inédito Grand Clio em Print para a publicida­de brasileira no Clio Awards, de onde também saiu com 4 Ouros e 2 Bronzes. Os criativos atuan­tes nas maiores agências do País reconhecem a qualidade da ini­ciativa, que acabam de eleger co­mo a melhor campanha do ano. Após a edição impressa de Meio & Mensagem publicar o ranking das dez mais pontuadas, aqui no site você encontra a lista expandida, com as 20 melhores campanhas do ano.

A reportagem ouviu 83 presiden­tes, chairmans, vice­-presidentes ou diretores de criação entre os dias 7 e 15 de dezembro. Foi pe­dido a cada um deles (veja no final da página os nomes de todos os eleitores) que fizessem listas individuais com as dez ações de comunicação preferidas. As campanhas foram apontadas em ordem de preferência. Desta for­ma, atribuiu­-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, as­sim, sucessivamente, até 1 pon­to para a décima. Alguns eleito­res selecionaram menos cam­panhas. Entretanto, a maioria enviou votos completos e cerca de 160 ações foram menciona­das por pelo menos um jurado.

Os votantes não puderam es­colher campanhas de sua agên­cia nem ações nas quais tenham se envolvido em empresas pelas quais passaram anteriormente. Fora isso, valiam campanhas in­tegradas, comerciais para televi­são, anúncios de mídia impres­sa, ações digitais, out-­of-­home e dirigidas a outras mídias. Desde que fossem criadas por agências instaladas no Brasil e dirigidas ao público brasileiro ou, em ca­sos mais amplos, que o País es­tivesse incluído no target.

Este é o quinto ano consecuti­vo que Meio & Mensagem recor­re a um júri formado por criativos em funções diretivas para cons­truir o ranking. Um caso único neste período no ranking das dez primeiras é o de Ipiranga. As campanhas criadas para a mar­ca pela Talent Marcel aparece­ram entre as dez primeiras to­dos os anos. Em 2012, o anun­ciante ocupou a terceira posição; em 2013, a sexta; em 2014, a no­na; no ano passado apareceu em quinto lugar, posição que man­tém no ranking de 2016.

A C&A aparece com duas campanhas entre as dez melhores do ano. O curioso é que o ano de 2016 foi o primeiro e o último do re­lacionamento da C&A com a Al­mapBBDO. A breve parceria ren­deu campanhas marcantes, co­mo “Despertar”, que propagou o slogan “Misture, Ouse, Divir­ta-­se” e aparece em terceiro no ranking de 2016, e “Dia dos mis­turados”, sexta mais votada que enfrentou processo no Conar, arquivado pelo órgão, após re­clamações sobre suas cenas em que casais invertem as roupas enquanto passeiam e fazem pro­gramas românticos. Além dessas, os criativos ouvidos na pesquisa que aponta as melhores do ano ainda mencionaram outras duas campanhas da marca: a de Dia dos Pais e a de Natal.

Confira, a seguir, as campanhas preferidas do júri de criativos ouvidos por Meio & Mensagem:

1ª “Infinitas possibilidades”, da AlmapBBDO para Getty Images – 294 pontos

2ª “Palavrões fofos”, da Talent Marcel para Tigre – 284 pontos

3ª “Despertar”, da AlmapBBDO para C&A – 260 pontos

4ª “Xuxa e o baixinho que sumiu”, da Netflix e Soko para a série Stranger Things – 144 pontos

5ª “Lá nas novelas”, “na caverna” e “nos zumbis”, da Talent Marcel para Ipiranga – 136 pontos

6ª “Dia dos misturados”, da AlmapBBDO para C&A – 109 pontos

7ª “The cliché”, da Publicis Brasil para Heineken – 97 pontos

8ª “Watermopilasgrado”, da Africa para Mitsubishi – 96 pontos

9ª “Espelhos do Racismo”, da W3haus para a ong Criola – 95 pontos

10ª “Palavras Mágicas”, da AlmapBBDO para HP – 92 pontos

11ª “Dont Look Away”, da AKQA para Usher – 89 pontos

12ª “Pé na porta”, da AlmapBBDO para Volkswagen – 87 pontos

13ª “Bigodon”, da F/Nazca S&S para Skol – 86 pontos

14ª “Toda mulher vale muito”, da WMcCann para L’Oréal – 80 pontos

15ª “Doe as barras”, da J Walter Thompson para ong Atados – 79 pontos

16ª “Estrada”, da F/Nazca S&S para Skol – 60 pontos

17ª “Vovloglers”, da Africa para Itaú – 58 pontos

18ª “Músicas de violência”, da FCB Brasil para O Estado de S. Paulo – 57 pontos

19ª “Leilão”, da Publicis Brasil para Habib´s – 56 pontos

20ª “Bolt vs Flame”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan – 54 pontos


Os eleitores
Os dirigentes de áreas de criação responsáveis pela escola das melhores campanhas de 2016 e suas respectivas agências no momento do voto (entre 7 e 15 de dezembro):
Adriano Abdalla (Wunderman), Adriano Matos (Grey), Alessandro Bernardo (Fbiz), Alexandre Pagano (Leo Burnett Tailor Made), André Amoedo (Propeg), André Figueiredo (Fischer), Andre Gola (AlmapBBDO), Andre Kassu (CP+B), André Pedroso (Fischer), Aricio Fortes (DM9DDB), Augusto Moya (Revolution), Celso Alfieri (Y&R), Claudio Lima (Ogilvy), Daniel Schiavon (BETC), Daniell Rezende (Talent Marcel), Dedé Eyer (NBS), Domenico Massareto (Publicis), Doriano Carneiro (Giacometti), Eco Moliterno (Africa), Edgard Gianesi (David), Eduardo Salles (Mullen Lowe), Elisa Gorgatti (Today), Emerson Braga (Propeg), Fabio Mozeli (Neogama), Fabio Saboya (LDC), Felipe Luchi (Lew’Lara\TBWA), Fernando Rodrigues (Z+), Fernando Tomeu (Wunderman), Filipe Cuvero (Dentsu), Flavio Waiteman (Escala), Fred Siqueira (Ampfy), Guiga Giácomo (Ogilvy), Guilherme Jahara (Fbiz), Guime Davidson (WMcCann), Gustavo Soares (J. Walter Thompson), Guy Costa (We), Henrique Carvalho (3A Worldwide), Hermes Zambini (Nova/SB), Hugo Rodrigues (Publicis), Joanna Monteiro (FCB), Laura Esteves (Y&R), Leo Avila (Santa Clara), Leonardo Corvo (Multi Solution), Marcello Barcelos (DPZ&T), Marcelo Conde (WMcCann), Marcelo Noronha (NBS), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Marcelo Siqueira (Havas), Marcelo Torma (Havas), Marcelo Tripoli (REF+T), Márcio Fritzen (Ogilvy), Marcio Ribas (Neogama), Marco Pernil Giannelli (AlmapBBDO), Mentor Muniz Neto (Bullet), Moa Netto (W3haus), Otavio Schiavon (Africa), Paulo Coelho (DM9DDB), Pedro Prado (F/Nazca S&S), PH Gomes (Mood), Philippe Degen (Talent Marcel), Rafael Pitanguy (Y&R), Rafael Urenha (DPZ&T), Renata Leão (J. Walter Thompson), Renato Pereira (REF+T), Renato Simões (W+K), Ricardo Sarno (We), Roberto Vilhena (Artplan), Rodolfo Barreto (BETC), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Castellari (F/Nazca S&S), Rodrigo Esteves (SapientNitro), Rodrigo Jatene (Grey), Rodrigo Lugato (Talent Marcel), Romero Cavalcanti (FCB), Rynaldo Gondim (AlmapBBDO), Saulo Angelo (Heads), Sergio Alves (Cheil), Sérgio Mugnaini (DPZ&T), Sophie Schonburg (McGarryBowen), Theo Rocha (F/Nazca S&S), Vico Benevides (GTB), Washington Olivetto (WMcCann) e Zico Farina (Artplan).

Publicidade

Compartilhe

Veja também