Conar reforça regras sobre publicidade de bebidas

Buscar

Conar reforça regras sobre publicidade de bebidas

Buscar
Publicidade

Comunicação

Conar reforça regras sobre publicidade de bebidas

Conselho quer reforçar que todos os estabelecimentos e plataformas que negociem bebidas devem cumprir as regulamentações publicitárias do segmento


17 de outubro de 2017 - 11h58

(Crédito: Reprodução)

Há alguns dias, os membros do Conselho de Ética do Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, reuniram-se para aprovar uma Súmula de Jurisprudência que reforça as regras da entidade a respeito de campanhas publicitária de bebidas alcoólicas.

Na prática, as determinações do Conar para os anúncios e campanhas desse tipo de produto seguem as mesmas. O que a nova regulamentação pretende, porém, é estender a importância do cumprimento das normas às demais empresas que veiculem publicidade de bebidas alcoólicas, como varejistas, atacadistas e distribuidores de bebidas. “Ainda que o regramento específico do segmento seja conhecimento e largamente cumprido pelos anunciantes mais tradicionais, há também múltiplos outros protagonistas que agem na publicidade de suas marcas e produtos, caso, por exemplo, de atacadistas, varejistas, importadoras, distribuidoras, bares, e-commerce, etc”, diz o texto, publicado no site do Conar.

Para todos esses estabelecimentos valem as mesmas regras de publicidade já determinadas no estatuto do Conar para anunciantes, agências e veículos, que determinam que os anúncios de bebidas alcoólicas, divulgados em qualquer veículo de comunicação ou plataforma, “não devem conter apelo imperativo de consumo e não podem deixar de expor ostensivamente uma cláusula de advertência para responsabilidade social no consumo do produto”.

Como prevê o regulamento do Conar, os autores de anúncios que descumprirem essas regras estão sujeitos a receberem liminar de sustação da veiculação da campanha.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Holding encerra primeiro trimestre com queda de 1,6% na receita orgânica, resultado que estava, segundo o CEO, dentro do esperado

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo