Na Grécia, o mercado de mídia também sofre

Buscar

Na Grécia, o mercado de mídia também sofre

Buscar
Publicidade

Comunicação

Na Grécia, o mercado de mídia também sofre

Gregos rejeitam novas medidas de austeridade impostas pela União Europeia; as dificuldades também são sentidas no mercado de comunicação


6 de julho de 2015 - 8h18

Na sexta-feira passada, em meio ao forte clima de tensão vivido pela Grécia, dois dias antes do referendo que decidiu pelo não às novas medidas de austeridade fiscal exigidas pela União Europeia, Elena Kountoura, ministra do turismo da Grécia, pedia ajuda da mídia e do mercado publicitário para não deixar que a crise econômica afetasse a imagem do País no exterior. Antes o desafio do mercado de comunicação grego fosse apenas resguardar a imagem do País. Diante da forte crise econômica vivida pela Grécia, que amargou uma queda de 25% do PIB nos últimos sete anos, o mercado da comunicação só viu sua situação, que vinha se deteriorando desde 2008, piorar.

Atualmente, o setor de mídia e propaganda grego emprega seis mil pessoas. De acordo com um levantamento do Media Services, publicado pela Associação Helênica das Agências de Propaganda, a última vez que houve um percentual positivo em gastos publicitários foi em 2007, quando o mercado avançou 0,53%. Desde então, as cifras só caíram. Em 2009, houve diminuição de 17,1%, em 2010, um recuo de 14,6% e, em 2011, queda de 15,5%. Entre 2009 e 2011, último dado disponível, a queda total foi de 47,3%. Agências e veículos de comunicação vivem sintomas de três problemas específicos: a recessão econômica e o efeito sobre o orçamento das marcas, o aumento da desconfiança dos consumidores e, portanto, a queda do consumo, além dos desafios vividos pela transição digital.

Dos meios que mais sofrem com a queda de receita publicitária estão o rádio e o impresso. Em momentos de crise, a TV ainda tem segurado as pontas. Já que marcas maiores preferem concentrar seus recursos no meio. No que diz respeito ao digital, o mercado grego ainda patina sem um modelo definido de receita e criação. Em termos de criatividade, não falta a presença de grandes agências em Atenas como Saatchhi & Saatchhi, BBDO, DDB, Havas, JWT, Lowe, Publicis e TBWA, atendendo os maiores anunciantes do País, entre eles, Carrefour, Nivea, Lay´s, Quaker, Alpha Bank e Coca Cola.

Assista a algumas campanhas gregas:

wraps

Coca-Cola 

 Nivea

Lay´s 

 Quaker

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Campanhas da Semana: montadoras apostam em personalidades

    Galvão Bueno, Tatá Werneck e streamers estrelam campanhas de marcas como Jeep, Citröen e Tupi

  • Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Mark Read, sobre WPP: “Esperamos ver crescimento no segundo semestre”

    Holding encerra primeiro trimestre com queda de 1,6% na receita orgânica, resultado que estava, segundo o CEO, dentro do esperado