Magazine Luiza estreia o Periscope no varejo
Como a rede e outras marcas estão usando a plataforma de transmissão de vídeo em suas campanhas de marketing
Magazine Luiza estreia o Periscope no varejo
BuscarMagazine Luiza estreia o Periscope no varejo
BuscarComo a rede e outras marcas estão usando a plataforma de transmissão de vídeo em suas campanhas de marketing
Luiz Gustavo Pacete
3 de agosto de 2015 - 8h00
O Magazine Luiza transmitiu, na semana passada, via o aplicativo de vídeos Periscope, de propriedade do Twitter, o lançamento mundial do Windows 10. A Lu, vendedora virtual da companhia e um consultor da Microsoft, narraram a transmissão e falaram sobre as novidades do sistema. É a segunda vez que a rede testa a ferramenta em suas campanhas. Recentemente, utilizou o Periscope para revelar uma das vencedoras da promoção "Esse condomínio é meu".
Ilca Sierra, diretora de marketing de multicanal do Magazine Luiza, explica ao Meio & Mensagem que o Periscope se diferencia de outras ferramentas por conseguir a comunicação ao vivo com clientes de forma dinâmica. No caso da transmissão da semana passada, a empresa mediu o sucesso pela quantidade de visualizações e interações. “O Periscope traz muitas possibilidades de engajamentos com a marca e certamente vamos utilizar para outros lançamentos e para mostrar ofertas e liquidações nas lojas”, diz Ilca. A própria empresa utiliza sua página na internet para explicar como se usa o Periscope.
A empresa foi uma das primeiras, entre as redes de varejo, a fazer uso de "novas tecnologias" em suas ações. Em 1992, lançou suas lojas físicas sem produtos, onde o cliente comprava a partir de um sistema virtual. Criou, em 2012, o Magazine Você, que permite a qualquer pessoa a criação de uma loja online no Facebook. A empresa também costuma utilizar o YouTube para transmitir ao vivo suas "Liquidações Fantásticas". Em 2015, foram 16 horas de transmissão.
O uso do Periscope
No Brasil, a pioneira no uso do Periscope foi a Skol que transmitiu o show da banda Tropkillaz via aplicativo, em março. Em abril, a GE usou o aplicativo para transmitir uma coletiva de imprensa anunciando patrocínio à Confederação Brasileira de Canoagem. Fora do Brasil, muitas marcas já fazem uso da ferramenta. Apesar de um modelo de anúncios não estar formatado, algumas marcas estão testando o app. Em junho,a Nestlé promoveu a marca de sorvetes Drumstick pelo Periscope. Os vídeos também foram publicados via Twitter. Entre outras marcas que fizeram ações parecidas estão a rede de fast-food Wendy, a marca de bebidas 7Up e a Starbucks.
O Twitter apresentou o Periscope em março deste ano, o aplicativo permite aos usuários assistir e compartilhar vídeos ao vivo pelo celular. O vídeo passou a ser importante para o Twitter na concorrência com Google e Facebook. A empresa investiu cerca de US$ 100 milhões para adquirir o Periscope, em janeiro deste ano. Além de marcas, emissoras de televisão como ESPN Brasil e Multishow já fazem uso do app para mostrar bastidores e prévias dos shows e programas.
Como explorar o Periscope para promover sua marca:
Divulgue: anuncie as transmissões com antecedência, seja pelo Twitter ou qualquer outra rede social e gere expectativa.
Seja espontâneo: no momento das transmissões é recomendável ser natural e verdadeiro. A premissa do aplicativo é a naturalidade que permite a aproximação com quem assiste.
Incentive o engajamento: Os “corações” na tela e os comentários servem para medir o quanto seu Periscope está agradando, por isso, há a necessidade de incentivá-los.
Dê continuidade: Os vídeos feitos no Periscope ficam disponíveis por até 24 horas. Aproveite em outra ferramenta e divulgue para quem não pôde assistir ao vivo.
Meça e avalie: Após a divulgação veja qual foi o rendimento de corações e comentários durante a exibição.
Fonte: e-dialog
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima