YouTube reformula sua identidade visual globalmente
Intuito da nova reformulação é unificar ecossistema de marca; plataforma apresenta visual inédito em movimento
*Por Tim Nudd, do Ad Age
No seu 20º aniversário, o YouTube lança uma nova identidade visual global, desenvolvida para acompanhar o ritmo de seu conteúdo.

(Crédito: Reprodução)
Criada internamente pelo YouTube Creative Studio, a reformulação abrange todos os serviços da plataforma, desde o Shorts até Música e TV, Premium e Infantil. A nova identidade sinaliza o esforço contínuo do YouTube para ser visto menos como uma ferramenta e mais como uma marca de entretenimento completa.
Em vez de começar do zero, o visual se baseia em elementos familiares da marca. As cores principais, as referências da interface e a linguagem consagrada da plataforma foram mantidas, mas reelaboradas para se tornarem mais flexíveis e expressivas em aplicações de marketing, produto e cultura.
O objetivo é reunir um ecossistema de marca que se fragmentou gradualmente, à medida que diferentes equipes e produtos evoluíram em direções distintas. O resultado é um sistema que busca transmitir coesão sem forçar que todos os recursos se encaixem exatamente na mesma identidade visual.
Um dos principais focos da reformulação da marca é o movimento, com o YouTube apresentando sua primeira identidade visual formal do tipo.
Elementos como uma sutil trepidação da câmera visam reproduzir o movimento natural do conteúdo criado pelos usuários, conferindo à marca uma sensação de responsividade atrelada ao que as pessoas realmente assistem na plataforma.
A tipografia e as ilustrações também desempenham um papel central. Uma nova tipografia para títulos, desenvolvida com a Sharp Type, inspira-se na geometria do logotipo do YouTube e suporta nove estilos de escrita globais.
Já as ilustrações, criadas com a Gesture Systems, pretendem equilibrar uma simplicidade arrojada com um toque lúdico, permitindo que a marca se adapte a diferentes regiões e formatos, fazendo com que o público a reconheça em todos os lugares.
Todo o sistema foi desenvolvido para permitir que cada produto mantenha sua própria identidade visual, ao mesmo tempo em que se sinta conectado a um universo mais amplo. Essa flexibilidade deverá auxiliar as equipes na adaptação da marca à medida que novos recursos, tecnologias e públicos surgem, sem perder a coerência.
“Quando uma marca está presente em todos os lugares, corre o risco de parecer que não está em lugar nenhum”, diz Kieran Mistry, chefe de design do YouTube Creative Studio. “Nossa tarefa não era reinventar o YouTube, mas sim projetar um sistema que conectasse suas diversas facetas — unificado, mas nunca uniforme — para evoluir o que as pessoas conhecem e amam, e torná-lo expressivo e conectado para o futuro”.
“A marca não é mais estática”, contribui Matt Saint, chefe de design do YouTube. “Ela reage a conteúdo e cultura reais. Evolui junto com novos produtos, tecnologias e públicos à medida que o YouTube continua a crescer”.
A nova identidade visual está sendo implementada globalmente em mercados como os EUA, a Europa e a Ásia.