O que motiva os social gamers?

Buscar
Publicidade

Marketing

O que motiva os social gamers?

Pesquisa traz o perfil e as principais motivações e interesses dos jogadores de games sociais no Brasil


5 de abril de 2016 - 5h13

candycrushsaga.jpgNo mundo, eles são 1,5 bilhões de usuários e já movimentam mais de US$ 74 bilhões, segundo a Electronic Arts.

Os gamers já representam uma indústria forte e relevante para muitas marcas. Dentro deste mercado os games sociais, aqueles que se originam de plataformas como o Facebook, já representam um nicho importante.

De acordo com um levantamento coordenado por Giuliana Isabella, pesquisadora da USP e professora do Insper, apresentado na 7º edição do Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa (Abep), as principais motivações dos usuários de games sociais são em ordem de valor: boca a boca, diversão, envolvimento, escapismo, estética, intenção de compra, novidade, propaganda, recompensa e valor percebido.

Foram ouvidos, no final de 2015, 400 jogadores de 18 estados entre 17 e 62 anos. Na conclusão de Giuliana Isabella, as propagandas contidas nos games não são vistas como algo ruim, pelo contrário, em muitos casos, “um jogador precisa ter acesso à publicidade para ganhar pontos ou seguir etapas e essa interação é natural”, ressalta.

Os games sociais preferidos dos jogadores são Angry Birds, Farm Heroes, Bubble Witch e Pet Rescue. Do grupo pesquisado, 39% são mulheres e 61% homens. Deste montante, 78% são solteiros e 22% possuem outros estados civis. Em termos de escolaridade esse grupo é composto por pessoas com ensino médio 50,6%, ensino superior 28,5%, pós-graduação 17,6% e outras formações 3,3%.

Dentre os devices mais utilizados estão o celular 75%, notebook 46%, desktop 32% tablets e ipads 25% e outros 13%, os percentuais não são absolutos já que em todos os casos existe o uso simultâneo em dois ou mais plataformas. A maioria dos entrevistados joga de casa 96%, 54% na sala de espera, 45% no transporte, 18% no trânsito, 15% no trabalho e 7% na faculdade.

Leia a cobertura completa do 7º Congresso da Abep:
O consumidor chegou aos 60, e agora?
O jogo do consumo ficou complexo
A revolução no mercado de pesquisas

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas