Destino do Serenata de Amor gera comoção

Buscar

Destino do Serenata de Amor gera comoção

Buscar
Publicidade

Marketing

Destino do Serenata de Amor gera comoção

A possibilidade de a Nestlé descontinuar a marca de bombons da Garoto fez com que o deputado Evair de Melo, do Espírito Santo, levasse o tema à Câmara dos Deputados


19 de julho de 2016 - 9h00

Na semana passada, enquanto a Câmara dos Deputados definia seu novo presidente, o parlamentar capixaba Evair de Melo aproveitou a oportunidade de discursar na tribuna para tratar de um tema incomum: o futuro do chocolate Serenata de Amor, atualmente fabricado pela Garoto em Vila Velha (ES).

serenata

A marca é uma questão de orgulho para os capixabas

“A venda do principal produto da Garoto, o Serenata, preocupa. Não sabemos se isso irá impactar na produção e na diminuição dos postos de trabalho. A Garoto é um patrimônio do Espírito Santo, somos a favor que se resolva este impasse entre a Nestlé e a Garoto, mas sem perdas para a fábrica e os capixabas”, disse o político se referindo ao processo envolvendo a companhia suíça e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Nestlé comprou a Garoto em 2002. No entanto, em 2004, o Cade vetou o negócio alegando concentração. Desde então, a empresa recorre da decisão. Em maio deste ano, o órgão reabriu o processo após uma nova proposta da Nestlé e informou que “a empresa se comprometeu a assumir obrigações estruturais e comportamentais.” Segundo o jornalista de O Globo, Lauro Jardim, a marca Serenata de Amor seria a mais provável a ser vendida ou descontinuada.

O Serenata de Amor foi criado pela Garoto em 1949, inicialmente, seu nome era Serenata ao Luar, mas teve que ser mudado por questões jurídicas.

Ao Meio & Mensagem, a Nestlé esclareceu que respeita ao Cade e à legislação vigente no país. Segundo a empresa, desde 2002 há demonstrado empenho em encontrar solução para a questão antitruste. “A Nestlé tem investido consistentemente na modernização de linhas de operação da fábrica, localizada em Vila Velha. Além disso, promoveu uma ampla renovação do portfólio da Garoto, aumentou os pontos de distribuição, resultando em maior exposição de suas marcas e fomentando o desenvolvimento dos seus parceiros comerciais”, escreveu a empresa sem dar pistas sobre o futuro de Serenata de Amor.

De acordo com um levantamento da Sonne Consultoria, feito a pedido de Meio & Mensagem, a Garoto tem 12,5% de participação no segmento de bombons, seguida pela Lacta, 8,5%, Nestlé, 6,4%, Sonho de Valsa, 6,3%, BIS, 5,5% e Hershey´s, 4%. Já no segmento de chocolates, a Nestlé possui 43% de share, a Mondelez, dona da Lacta, tem 31,2%, Hershey 4%, Grupo Ferrero, 3,7%, Arcor  e Mars 2,5% cada uma.

Veja o deputado Evair Vieira de Melo defendendo o Serenata de Amor:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas