Principais anunciantes não são os mais lembrados pelos jovens

Buscar

Principais anunciantes não são os mais lembrados pelos jovens

Buscar
Publicidade

Marketing

Principais anunciantes não são os mais lembrados pelos jovens

Pesquisa realizada pela B2 mostra o padrão de comportamento dos jovens em relação às marcas


28 de setembro de 2016 - 14h36

A quinta edição do estudo Radar Jovem, realizado pela B2, mostrou que os maiores anunciantes do mercado não são, necessariamente, os mais lembrados pelos jovens. Os cinco maiores segmentos com o investimento do mercado mais significativo são: personnal care (21,2%), varejo (16,1%), bancos (12,9%), bebidas (8,4%) e bens de Consumo (8,3%). Em contrapartida, o TOP5 dos mais lembrados entre os jovens foram: bebidas alcoólicas / não alcoólicas (20%), alimentos: (8%), campanha Social (7%), moda (6,7%) e beleza (6%). A mesma tendência foi notada com os próprios anunciantes.

O maior anunciante de 2016, de acordo com dados do Kantar Ibope Media, foi a Genomma, seguido por Via Varejo, Unilever, Hypermarcas e Caixa. Porém, as marcas mais lembradas pelos jovens foram: Coca-Cola (8,2%), Heineken (4,6%), Boticário (3,0%), Bradesco (2,7%) e Habib’s (1,6%).

Já no digital, as marcas mais lembradas pelos jovens foram: Heineken (4,04%), Coca-Cola (2,85%), Dafiti (2,81%), McDonald’s (1,88%) Boticário e Nike (1,65%). Um ranking elaborado pela Pontomobi, que leva em consideração presença, ferramenta e experiência, apontou que as cinco marcas mais presentes no digital foram Oi, Porto Seguro, Itaú, Bradesco e Vivo.

De acordo com o estudo, 35% dos jovens brasileiros citaram o Facebook como veículo em suas campanhas mais lembradas. A plataforma digital das redes sociais também está entre as acessadas, sendo que 58% tem lembranças de propaganda pelo Facebook, 20% pelo Youtube, 18% Instagram e 10% sites. Com esse foco, é possível notar que o investimento em publicidade digital no Brasil teve uma expansão de 12% de 2014 a 2015, alcançando R$9,3 bilhões, conforme levantamento do InteractiveAdvertising Bureau (IAB) em parceria com a ComScore.

Para 2016, a expectativa do IAB é chegar a R$ 10,4 bilhões – aproximadamente 30% do valor total investido pelos maiores anunciantes. Nesse panorama, o mobile surge como o canal mais assertivo para que as marcas se comuniquem de forma eficaz com o público hiperconectado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras