Principais anunciantes não são os mais lembrados pelos jovens
Pesquisa realizada pela B2 mostra o padrão de comportamento dos jovens em relação às marcas
A quinta edição do estudo Radar Jovem, realizado pela B2, mostrou que os maiores anunciantes do mercado não são, necessariamente, os mais lembrados pelos jovens. Os cinco maiores segmentos com o investimento do mercado mais significativo são: personnal care (21,2%), varejo (16,1%), bancos (12,9%), bebidas (8,4%) e bens de Consumo (8,3%). Em contrapartida, o TOP5 dos mais lembrados entre os jovens foram: bebidas alcoólicas / não alcoólicas (20%), alimentos: (8%), campanha Social (7%), moda (6,7%) e beleza (6%). A mesma tendência foi notada com os próprios anunciantes.
O maior anunciante de 2016, de acordo com dados do Kantar Ibope Media, foi a Genomma, seguido por Via Varejo, Unilever, Hypermarcas e Caixa. Porém, as marcas mais lembradas pelos jovens foram: Coca-Cola (8,2%), Heineken (4,6%), Boticário (3,0%), Bradesco (2,7%) e Habib’s (1,6%).
Já no digital, as marcas mais lembradas pelos jovens foram: Heineken (4,04%), Coca-Cola (2,85%), Dafiti (2,81%), McDonald’s (1,88%) Boticário e Nike (1,65%). Um ranking elaborado pela Pontomobi, que leva em consideração presença, ferramenta e experiência, apontou que as cinco marcas mais presentes no digital foram Oi, Porto Seguro, Itaú, Bradesco e Vivo.
De acordo com o estudo, 35% dos jovens brasileiros citaram o Facebook como veículo em suas campanhas mais lembradas. A plataforma digital das redes sociais também está entre as acessadas, sendo que 58% tem lembranças de propaganda pelo Facebook, 20% pelo Youtube, 18% Instagram e 10% sites. Com esse foco, é possível notar que o investimento em publicidade digital no Brasil teve uma expansão de 12% de 2014 a 2015, alcançando R$9,3 bilhões, conforme levantamento do InteractiveAdvertising Bureau (IAB) em parceria com a ComScore.
Para 2016, a expectativa do IAB é chegar a R$ 10,4 bilhões – aproximadamente 30% do valor total investido pelos maiores anunciantes. Nesse panorama, o mobile surge como o canal mais assertivo para que as marcas se comuniquem de forma eficaz com o público hiperconectado.