Popeyes, KFC, Pizza Hut e Starbucks agitam foodservice

Buscar

Popeyes, KFC, Pizza Hut e Starbucks agitam foodservice

Buscar
Publicidade

Marketing

Popeyes, KFC, Pizza Hut e Starbucks agitam foodservice

Lançamento, novos operadores e consolidação refletem momento do mercado de alimentação no Brasil


27 de março de 2018 - 7h20

 

O objetivo da Popeyes é abrir mais de 300 restaurantes da marca no Brasil em dez anos

Em junho de 2016, o fast-food brasileiro vivia uma onda de novas marcas chegando ao País. Na ocasião, duas grandes importantes redes, Wendy’s e Taco Bell, anunciaram que viriam ao Brasil e sinalizaram que existiam oportunidades no mercado. Desde então, as duas redes se estabeleceram por aqui consolidando e ampliando suas operações.

De lá para cá, a economia viveu leves melhoras com o aumento na confiança do consumidor e, neste momento, uma nova onda agita o fast-food no Brasil. Na semana passada, a rede Burger King anunciou a chegada da Popeyes. O objetivo é abrir mais de 300 restaurantes da marca no Brasil em dez anos. “Estamos entusiasmados em trazer o Popeyes para o Brasil e a tradição da cultura da cozinha da Louisiana, que incorpora a paixão pela comida combinando ingredientes de alta qualidade”, disse, em comunicado, Alexandre Santoro, presidente global da Popeyes.

A Popeyes vai competir diretamente com a KFC que vive uma nova fase no Brasil após o fundo Sforza, de propriedade de Carlos Wizard Martins, assumir a operação da rede, juntamente com Pizza Hut. A Taco Bell faz parte da mesma família e já é operada pelo Sforza desde 2016. “Inicialmente, meus planos eram de trazer a Pizza Hut, mas a Yum! Brands não cedeu. Mesmo quando começamos a negociar a Taco Bell, inicialmente, eles não estavam interessados em trazer a marca ao Brasil, sobretudo pelo momento econômico, mas depois de muito esforço e a construção de um plano de negócios conseguimos”, diz Wizard.

Além das movimentações envolvendo concorrentes diretos, outro grande negócio também mostra a importância do mercado local. A Starbucks anunciou que fechou acordo de licenciamento com a SouthRock, que passa a ser responsável pelas operações das lojas da rede de cafeterias em todo o Brasil. A SouthRock Capital é uma empresa de private equity com sede em São Paulo, fundada em 2015, que controla a Brazil Airport Restaurants, empresa de serviços de alimentos e bebidas multimarca que atua nos maiores aeroportos do País.

Fernando Cardoso, head de Food Service da AGR Consultores, avalia que a recente aquisição das operações no mercado brasileiro da rede Starbucks e as consolidações das operações de KFC e Pizza Hut com Carlos Wizard sinalizam algumas tendências. “A primeira é de crescimento de empresas que operam multi-marcas de restaurantes e cafeterias. A diversificação de portfólio ajuda a mitigar riscos de concentração de conceito e suas flutuações na demanda de público-alvo e sazonalidades”, analisa.

Cardoso ressalta que a outra tendência é de consolidação e escala. “Estamos observando o crescimento de um modelo de negócio com operadores investindo em lojas próprias, com menos ou nenhuma dependência do modelo de franquias. O perfil do mercado de restaurantes no Brasil é de extrema diluição. As maiores redes têm o modelo de negócio baseado em franquias com poucas lojas próprias ou corporativas. Muitos franqueados tem problemas de cumprimento dos padrões de conformidade da marca e apresentam baixa aderência na escala de compras”, ressalta.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira