O impacto dos protestos no varejo
Comerciantes brasileiros teriam perdido R$ 1 bilhão em vendas nas últimas duas semanas
Comerciantes brasileiros teriam perdido R$ 1 bilhão em vendas nas últimas duas semanas
Meio & Mensagem
24 de junho de 2013 - 2h58
Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira, 24, pela Bloomberg, os varejistas brasileiros já podem ter perdido o equivalente a R$ 1 bilhão em vendas, nas duas últimas semanas, por conta dos protestos por melhorias na mobilidade urbana nas cidades (e outras causas que a esta se somaram).
A ação de grupos que se aproveitaram do movimento para promover vandalismo e saques às lojas fez muitos comerciantes baixarem as portas mais cedo. Por outro lado, muitos consumidores também preferiram ficar em casa até a tensão social baixar. E a conjunção dos dois fatores levou à estimativa do prejuízo bilionário, feita pelo professor Daniel Pla, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Foram destacados os casos de depredações e saques sofridos por lojas do Magazine Luiza e da Marisa, na capital paulista. No Rio, dois shoppings da rede Multiplan fecharam mais cedo dia 21 de junho (e quem não se lembra das cenas de destruição envolvendo uma das concessionárias da Hyundai, na mesma cidade?).
A reportagem da Bloomberg também ressalta que esses acontecimentos se somaram a um cenário de crescimento modesto da economia e alta nos preços dos alimentos, transporte e moradia.
Compartilhe
Veja também
Visa Infinite Privilege chega ao País para atender segmento de altíssima renda
Cartão oferece experiências hiper personalizadas, como um lifestyle manager, seguros de até US$ 1 milhão e serviço de mobilidade áerea
Os desafios e estratégias do varejo diante da alta dos alimentos
Com a alta nos preços de alimentos, varejistas têm o desafio de vender a um consumidor mais cauteloso, apostando em estratégias comerciais de ofertas, fidelização, entre outros