Casa Electrolux: experiência rende frutos

Buscar

Casa Electrolux: experiência rende frutos

Buscar
Publicidade

Marketing

Casa Electrolux: experiência rende frutos

Electrolux torna o design um de seus pilares de construção de marca e destaca inovações na Casa Electrolux, que inspirou criação de espaço semelhante no Chile


23 de setembro de 2014 - 8h00

O Brasil é um dos sete países do mundo nos quais a sueca Electrolux possui um Centro de Excelência em Design – o daqui é localizado em Curitiba (PR) e nele atuam 150 profissionais. Junto com gastronomia e moda, o design tem sido um dos três pilares sobre os quais a companhia decidiu apoiar sua estratégia de construção de marca. E a Casa Electrolux, em São Paulo, tornou-se o espaço no qual os três atributos são materializados e estão acessíveis ao consumidor.

A flagship, fundada em 2010, ganhou vida e hoje, segundo Sandra Montes, diretora de marketing da Electrolux, é uma verdadeira ferramenta permanente de relacionamento. O projeto deu tão certo que está em construção, no Chile, uma casa semelhante. “Gostaria que fosse inaugurada ainda este ano”, diz Sandra. A executiva está na Electrolux há 16 anos, nos três últimos como responsável pelo marketing em toda a região da América Latina.

Entre os parceiros que já passaram pela Casa Electrolux estão os irmãos Campana, Sergio Rodrigues e Rodrigo Almeida, além da estilista Gloria Coelho. Pelo terceiro ano, a marca participou do Design Weekend, abrigando na Casa Electrolux o Project Brazil, instalação dos designers italianos Giorgio Bonaguro e Marco Guazzini e do estúdio Analogia Project. A obra – que esteve exposta até 31 de agosto – foi inspirada no acúmulo de fios e ligações clandestinas presentes em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Depois, os cinco quilômetros de fios de cobre foram reutilizados em projetos da Procobre. A Electrolux também patrocinará a Made, que acontece de 4 a 9 de novembro (mostra ainda sem local definido). Em momentos de exposições, o público da Casa Electrolux, que é de 250 pessoas por mês, dobra, recebendo cerca de 500 visitantes e/ou compradores.

Outra frente de relacionamento da marca com o design é um concurso global voltado a estudantes. A edição deste ano do Design Lab tem sete latino-americanos entre os 35 finalistas. Dois deles são do Brasil: os estudantes Guilherme Lopes Pedro, que inventou o Orbis, um purificador de ar inspirado no sistema planetário e Haline de Oliveira Pinto, criadora do Feasy, um produto montado na parede para armazenamento modular de alimentos. Em 2013, o vencedor veio da Colômbia.

“O Design Lab nos ajuda a trazer inovações do mundo inteiro. Temos três aspectos importantes sobre como incluir o design na pauta de construção de marca: um é através do próprio Design Lab; outra é como a gente traz o design para dentro da nossa Casa; e a terceira, é o patrocínio a alguns eventos que ocorrem fora”, destaca Sandra. Em outubro, será divulgada uma nova relação com apenas seis finalistas do concurso e será dela que a Electrolux selecionará o grande vencedor de 2014.

Repercussão nas redes

Sandra Montes garante que todo esse esforço tem sido reconhecido pelo mercado e pelo consumidor. A marca passou a ser bastante considerada nos meios principalmente de gastronomia e design, sendo convidada para eventos, e passou a obter maior retorno de menções positivas nas redes sociais. Hoje, a Electrolux possui 1,5 milhão de fãs em sua página no Facebook (de uma página global com 2,5 milhões de fãs).

Tendo a F/Nazca como “agência guarda-chuva” há sete anos, a Electrolux delegou à Remix Social Ideas suas ações de conteúdo digital, que atualmente representam 25% do orçamento de marketing da marca. “Não vejo outra forma de construção de marca que não seja com conteúdo relevante. E nossa forma de gerar esse conteúdo é através do que a gente propõe hoje dentro da Casa”, analisa Sandra Montes.

Ano que vem, a Casa Electrolux fará parte do Guia de Design de Londres, o que segundo Sandra Montes ajuda a colocar São Paulo e o Brasil em uma nova esfera. A companhia deseja que a Casa Electrolux seja um espaço no qual chefs, estilistas e designers se sintam à vontade. Tanto quanto os produtos Electrolux na casa dos consumidores.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas