Segue a disputa pela marca Legião Urbana

Buscar

Segue a disputa pela marca Legião Urbana

Buscar
Publicidade

Marketing

Segue a disputa pela marca Legião Urbana

Justiça diz que Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá podem usar o nome da banda artisticamente. Sentença, no entanto, não é conclusiva quanto aos direitos comerciais sobre a marca


31 de outubro de 2014 - 2h16

Nessa quinta-feira 30, a 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro concedeu ao guitarrista Dado Villa-Lobos e ao baterista Marcelo Bonfá o direito de utilizar o nome Legião Urbana em atividades profissionais. Os músicos faziam parte da banda junto com o cantor Renato Russo, cujo filho, Giuliano Manfredini, está à frente da Legião Urbana Produções Artísticas, detentora dos direitos de uso da marca.

Criada em 1987, a Legião Urbana Produções Artísticas tinha o intuito de proteger os direitos autorais dos membros do grupo. Renato Russo se tornou o sócio majoritário, pois a legislação só permite uma pessoa física ou jurídica como proprietária de uma marca. A banda, na ocasião, pediu o registro do nome no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, mas os direitos só foram obtidos após Dado e Bonfá deixarem a sociedade. Com isso, a família de Russo ficou responsável pela companhia.

Em entrevista ao site G1, o advogado que representa Giuliano no processo, Luiz Edgard Montaury Pimenta, reclamou da falta de clareza na sentença. Para ele, o termo “atividades profissionais” confere a Dado e Bonfá o direito de usar o nome da banda em futuros trabalhos como músicos, mas não é conclusiva quanto a outros direitos relativos à marca, como licenciamento de produtos e lançamento de álbuns póstumos.

Pimenta promete recorrer da sentença. Até lá, porém, a empresa de Manfredini não poderá impedir que os artistas utilizem o nome do grupo de rock em trabalhos futuros. A pena para o descumprimento da decisão é de R$ 50 mil. Bonfá e Villa-Lobos brigam na Justiça para conseguir a co-titularidade da marca e o direito de uso e administração, na mesma proporção de Manfredini. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas