Marketing
TAG Heuer, Google e Intel contra a Apple
Empresas se juntam para lançar relógio inteligente de luxo no final do ano
Empresas se juntam para lançar relógio inteligente de luxo no final do ano
Meio & Mensagem
20 de abril de 2015 - 7h40
Do Advertising Age
A fabricante suíça de relógios TAG Heuer está criando um smartwatch em parceria com as empresas norte-americanas de tecnologia Google e Intel. O relógio é uma tentativa de competir com devices de fabricantes de produtos eletrônicos, especialmente a Apple.
Embora a TAG seja a primeira relojoaria tradicional a se aliar ao Google, a parceria pode abrir as portas para colaborações com outras marcas de alta qualidade da LVMH como Hublot e Zenith. Uma das questões levantadas pelo relógio inteligente dourado de US$ 10 mil da Apple é se os usuários vão considerá-lo um item de luxo e usá-lo em busca de status e também por conveniência.
Durante a Baselworld 2015 na quinta-feira, 19, Jean-Claude Biver, CEO da TAG Heuer, afirmou que este é seu “maior anúncio” em mais de 40 anos na indústria. O executivo projetou que o device será “o melhor relógio conectado”. “Quando penso sobre relógios, sempre imagino um casamento entre beleza e utilidade. Faremos isso com nossa parceria”, afirma David Singleton, chefe do departamento Android Wear do Google.
A TAG Heuer será responsável pelo design e pela produção, enquanto a Intel fornecerá uma plataforma SoC (system on chip) e o Google emprestará sua plataforma Android Wear e ajudará a desenvolver o software. O lançamento do relógio está previsto para o final do ano, quando será anunciado o preço e as funções do aparelho.
O mercado global de smartwatches pode chegar a 28,1 milhões de unidades neste ano, superando a marca de 4,6 milhões em 2014, com a Apple respondendo por 55% do total apesar de sua entrada tardia, segundo a Strategy Analytics. Mesmo para a tradicionalmente conservadora indústria suíça de relógios os números são grandes demais para serem ignorados.
O número de marcas suíças adicionando recursos eletrônicos aos seus produtos decolou desde que a Apple entrou na disputa pelo pulso dos consumidores. Swatch, Breitling, Montblanc e Frederique Constant estão entre as empresas que entraram na briga com relógios que vão desde um dispositivo com mensagens até outro banhado a ouro contendo um tracker de fitness.
Essa não é a primeira incursão da TAG Heuer no segmento de equipamentos eletrônicos. Em 2008, a empresa lançou o telefone móvel Meridiist, e, em 2013, a equipe Oracle Team USA, da Americas Cup, patrocinada pela TAG Heuer, usou um relógio de pulso eletrônico com funções específicas para navegação (desenvolvido pela empresa e seus parceiros).
“A diferença entre o relógio da TAG Heuer e o da Apple é muito simples. O dela chama-se Apple, enquanto o nosso chama-se TAG Heuer," afirma Biver.
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