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Natura apresenta mais um ativo amazônico

Semente da ucuuba é a nova ?joia da floresta? que comporá a linha Ekos


15 de abril de 2015 - 4h16

Trazer uma novidade ao seu portfolio ao mesmo tempo em que ajuda a transformar um processo de devastação em um ciclo produtivo é o que a Natura está disposta a fazer com o lançamento da linha Natura Ekos Ucuuba, anunciado nesta quarta-feira, 15. Os produtos foram apresentados em evento produzido pela Arandas Marketing, na Fundação Oscar Americano, em São Paulo.

A ucuuba, conhecida como “árvore da manteiga” até hoje era derrubada para uso da madeira, mas a Natura há alguns anos estudava o potencial cosmético da semente da árvore. O resultado foi o desenvolvimento, ao longo dos últimos três anos, da linha de produtos que chega ao mercado agora, composta de manteiga reparadora para o corpo, creme para mãos e hidratante corporal. No segundo semestre, virão também sabonetes. O motivo para eles não estarem sendo lançados com o restante da linha é simples: não havia sementes o suficiente e era necessário respeitar o tempo da natureza, segundo Daniel Campos, diretor de Cuidados Pessoais da Natura. Este é mais um motivo pelo qual a Natura pretende incentivar as comunidades locais a preservarem a árvore e garantirem seu sustento a partir das sementes e não do corte da madeira.

Adriana Lima, líder do Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém, contou que trabalha com a Natura há 12 anos, numa relação que é “também” comercial, mas que passa muito pelo desenvolvimento das comunidades locais. No caso da ucuuba, a parceria visa provocar uma mudança de pensamento, porque mesmo com o fato de o corte de uma árvore gerar R$ 20 e a venda das sementes da árvore, R$ 200, se uma família estiver em apuro financeiro, vai oferecer a árvore pelos R$ 20, se quem explora a madeira passar primeiro. O desafio é criar uma rede que gere impacto social positivo.

Pelo lado da Natura, características da ucuuba, como uma hidratação intensa (até 48 h), mas com textura suave, toque seco e rápida absorção fazem a empresa acreditar no sucesso dos produtos, a exemplo de outros da linha Ekos, que juntamente com as linhas Sou e TodoDia, fazem a marca liderar o segmento de produtos para o corpo.

Comunicação para gerar comunicação

Um filme de 30 segundos criado pela agência Taterka e produzido na Amazônia por uma equipe da Conspiração Filmes marcará a estreia da campanha de Natura Ekos Ucuuba no intervalo do Fantástico no próximo domingo, 19. O comercial também terá versões de 15 segundos e haverá, ainda, vinhetas nos intervalos de programas de TV aberta e paga. Mídia impressa, amostragem e mídia digital serão outras frentes de divulgação da nova linha.

Além disso, o espaço da marca no Duty Free do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, também será “embalado” com divulgações de Ekos Ucuuba. O produto, no entanto, só irá para os mercados internacionais da Natura posteriormente.

“A estratégia de marketing está calcada basicamente em dois pilares, na geração de conteúdo e na experimentação”, descreveu Andrea Eboli, diretora de marketing da Natura. A ideia é ter peças de comunicação, especialmente no ambiente digital, que gere mais comunicação, por meio de uma rede de consumidores conectados. Segundo a executiva, a primeira onda da campanha deve ser veiculada até maio. Depois, virão novas inserções de sustentação.

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