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Corinthians apresenta plano de marketing

Sob nova direção, departamento do clube recebe empresários, executivos e publicitários em seu estádio para mostrar oportunidades de negócio


16 de abril de 2015 - 12h52

O jogo entre Corinthians e San Lorenzo nesta quinta-feira, 16, na Arena Corinthians, é válido pela Copa Bridgestone Libertadores, mas também pode representar algumas vitórias no campo do marketing do esporte. Desde fevereiro sob o comando de Marcelo Passos, vice-presidente de atendimento da DM9DDB, a diretoria de marketing do clube aproveita a realização do jogo para reunir profissionais de atendimento e mídia de agências, lideranças do mercado, empresários e executivos de marketing para apresentar, de forma estruturada, todas as propriedades que o alvinegro tem a oferecer aos patrocinadores.

“Pegamos o que existia em casa, organizamos e colocamos preço tabelado. É o feijão com arroz. É o início de um trabalho. Se tivermos sucesso e o futebol manter o nível de performance, queremos, daqui a três anos, colocar o Corinthians no mesmo patamar de planejamento de um clube europeu”, afirma Passos, que no encontro anunciará a criação de dois novos planos no programa Fiel Torcedor e o início das vendas de camarotes e cadeiras PSL (personal seat licence, na sigla em inglês).

A novidade no projeto sócio-torcedor, que hoje possui mais de 93 mil associados, é o lançamento do plano Minha Paixão com mensalidade de R$ 9 e a entrada de mais 80 parceiros na rede de benefícios do programa. O programa também terá um plano mais caro atrelado ao programa de vendas das cadeiras. Ao comprar um assento, o torcedor se tornará automaticamente um membro do Minha Nação. Os demais planos não sofrem alteração.

As vendas de camarotes e cadeiras serão feitas em parceria com a BPS, de Beto Saad. As assinaturas de assentos poderão ser de um, dois ou três anos, e custarão R$ 3.600 por ano. Estarão à disposição 3.600 lugares no setor Leste Inferior para pessoas físicas e 3.600 na Leste Superior para o segmento corporativo. Já os camarotes serão negociados por períodos de um a cinco anos. São 89 espaços que acomodam de 12 a 33 pessoas.

Em relação ao uniforme, três propriedades serão apresentadas: as omoplatas (clube espera fechar contrato anual de R$ 6 milhões), calção (R$ 3 milhões) e manga (R$ 10 milhões). O patrocínio máster, no valor de R$ 30 milhões, continua com a Caixa. A categoria patrocínio e publicidade é a segunda principal fonte de receita do clube atualmente e responde por 25% do total. Perde apenas para direitos de TV (42%). Na sequência aparecem venda de atletas (16%), clube social (11%), bilheteria (3%) e outras receitas (3%).

Nova estrutura
Com a mudança na gestão, o departamento de marketing do Corinthians tem uma nova estrutura formada por quatro gerentes que respondem ao diretor de marketing. São eles Rogerio Biondo, responsável por vendas; Marcio de Luna, ativação; André Stepan, conteúdo e redes sociais; e mais um profissional já escolhido e cujo nome será divulgado em breve. Com trajetória no marketing esportivo, ele será responsável por pensar o Corinthians como uma marca guarda-chuva e fazer o planejamento de todas as propriedades.

“Particularmente, sou um profissional que acredita que é preciso deixar um legado. Participei da fundação do Grupo de Atendimento e atuo na Abap e no Cenp. O convite do Roberto (de Andrade, novo presidente do Corinthians) mexeu com a paixão de ser corintiano e com o desafio de trabalhar com uma das marcas mais valiosas da América Latina. Juntar essas duas coisas é o ideal para um executivo de marketing”, afirma
Passos.

O executivo da DM9DDB assume o posto até então ocupado por Izael Sinem Júnior. Antes dele, o departamento foi comandado por Ivan Marquez.

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