Tide, da P&G, testa serviço de lavanderia

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Tide, da P&G, testa serviço de lavanderia

Lave, dobre e repita: projeto piloto em Chicago é similar à tentativa de 2000, mas agora tem um aplicativo


27 de janeiro de 2016 - 9h44

(*) Por Jack Neff, do Advertising Age

A marca Tide, da Procter & Gamble, lançou um teste de um serviço de lavanderia que busca a roupa e a entrega em casa em Chicago, nos Estados Unidos – a mais recente de uma série de tentativas da gigante de se lançar na área de serviços. Tide Spin foi lançado no mês passado como um teste beta na vizinha de Lincol Park com um aplicativo para smartphones Android e Apple.

Com o slogan “Vida além da roupa suja”, o serviço oferece lavagem e entrega para roupas do dia-a-dia ao preço de US$ 1,59 a libra de roupa (quase meio quilo), o que se aproxima dos preços mais baixos desse serviço a nível nacional, o qual cobra de 90 centavos de dólar a US$ 3, de acordo com a Angie’s List. Lavagem a seco também está com preços comparáveis aos serviços de lavagem que você deixa a roupa no local, incluindo a lavagem de uma camiseta por US$ 2,49 e um terno por US$ 11,99, sem preço mínimo ou frete.

Uma porta-voz disse em um e-mail que “o Tide Spin é para o consumidor ocupado, frequentemente em áreas urbanos, que valoriza a terceirização de tarefas que demandam muito tempo”. Ela disse ainda que o teste tem área e tempo limitados, mas não quis descrever os próximos passos.

Sem contar o aplicativo, o Tide Spin parece ter tido um serviço semelhante, testado pela P&G em 2000, em Atlanta, com o nome de Juvian, que acabou sendo abandonado um ano depois. Então, em 2008, a P&G tentou o Tide Dry Cleaners. Agora, há 30 Tide Cleaners, incluindo duas nos subúrbios do oeste de Chicago, que irão ajudar nas necessidades de lavagem a seco do novo serviço. O TideSpin.com promete usar produtos de marcas como Tide e Downy na lavagem diária.

Mas as iniciativas de serviços da P&G têm abrangência limitada, apesar das esperanças (ou medo, no caso dos concorrentes) de que a gigante possa dominar indústrias fragmentadas como a de lavagem a seco. Com quase oito anos, a Tide Dry Cleaners é uma fração pequena de uma indústria de muitos bilhões de dólares dos Estados Unidos, com mais de 20 mil lojas, de acordo com dados do franchisehelp.com. O Mr Clean Car tem pouco menos de uma dúzia de lojas na Georgia e no Texas. Depois de tentar a MDVIP, um plano de saúde concierge em 2009, a P&G a vendeu novamente para seus donos originais cinco anos depois.

Ainda assim, o fascínio de grandes concorrentes de bens de consumo pelo serviço de lavanderia permanece. A rival Unilever testou o MyHome, um serviço de lavanderia similar, no Reino Unido, em 2000. E, como a empresa procurar fazer parcerias com startups competitivas na sua iniciativa de Foundry, um dos conceitos em que eles estão prestando atenção é o de “Uber da roupa suja”, disse Jeremy Basset, head do programa da Unilever, no ano passado.
 

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