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?A criança tem cada vez mais poder de influência?

Pesquisa da Viacom aponta que 51% dos pais tomam decisão de compra ouvindo a opinião dos filhos e 49% decidir juntos com as crianças


8 de novembro de 2011 - 3h05

Se no passado o pai da família era o responsável único pelas escolhas de compras para o lar, a decisão na atual geração é tomada de forma colaborativa, e a opinião dos filhos tem caráter decisivo. Isto é o que apontam os resultados da pesquisa O Poder da Influência da Criança nas Decisões de Compra da Família, realizada pela Viacom em 11 países do mundo, dentre eles o Brasil.

De acordo com os dados, pais e filhos têm atualmente uma relação mais estreita: 79% dos pais entrevistados dizem que são mais próximos dos filhos do que seus pais eram deles; e 83% declararam ser um dos melhores amigos dos seus filhos. “O modelo hierárquico mudou. As relações estão mais suaves”, aponta Adriana Pascale, gerente de pesquisa do canal Nickelodeon, da Viacom.

Essa proximidade se reflete no consumo de mídia: 99% dos pais e 98% dos filhos declaram assistir a TV junto, e 89% dos filhos e 90% dos pais dizem que navegam juntos na internet. A amostra diverge um pouco em relação à leitura de revista: 91% dos pais afirmam ler com os filhos contra 83% dos filhos.

E é justamente quando eles estão vendo TV juntos que as crianças se interessam mais por produtos, de acordo com 83% dos pais ouvidos. Na maioria das vezes, os pais pedem a opinião dos filhos sobre produtos a serem comprados, principalmente aos filhos mais velhos (74%). A influencia das crianças às vésperas da compra é ainda maior: 97% dos pais conversam com seus filhos antes de sair às compras, sendo que 91% declararam que são eles mesmos que iniciam o diálogo.

Em grande parte das oportunidades, as decisões familiares são tomadas de forma colaborativa. Para 51% dos pais, a decisão final é tomada por eles, mas sempre ouvindo a opinião dos filhos, enquanto 49% afirmam que decidem juntos com as crianças. Mesmo quando o produto é para os pais, a opinião dos filhos é levada a sério. Na categoria automóvel, por exemplo, 60% dos pais dizem que foram influenciados pelos filhos.

O estudo da Viacom, dona das marcas Nickelodeon, Vh1 e Comedy Central, foi feito em 11 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Holanda, México, Polônia e Reino Unido. O levantamento entrevistou 15.600 pessoas entre crianças de 9 a 14 anos e pais e mães com filhos de 6 a 14 anos.

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